Notícias

20/10/2019 20:40

Cinemateca da Bahia realiza Mostra de filmes "O Horror não está no Horror"

the
Cena de "Pink Floyd, The Wall", de Alan Parker, uma das atrações do ciclo

"É o horror...O horror", constata o Coronel Kurtz ao emergir do "coração das trevas" em cena definitiva do clássico  "Apocalypse Now". Outra margem caótica desponta da realidade brasileira em plena selva de pedra carioca, desta vez convocada pela ironia implacável  de Júlio Bressane: "O Horror não  está  no horror".

Entre esses dois movimentos de desconstrução do terror, como gênero cinematográfico, temos ainda a dor existencial sob o manto da prestidigitação  e os horrores cotidianos da  permanente desigualdade social e do preconceito na capital baiana. É o percurso que propõe a Mostra de filmes organizada pela Diretoria de Audiovisual da Funceb por meio da Cinemateca da Bahia, na Sala Walter da Silveira, de 22 a 24 de outubro.

O evento gratuito oferece também  a oportunidade  de revisitar o contundente gesto de resistência, o musical "Pink Floyd-the Wall", de Alan Parker; justamente no intervalo das exibições  do IV Cine Horror, principal festival de cinema fantástico do Norte e Nordeste que retoma sua programação  na Sala Walter a partir do dia 25/10.

Para o curador da Mostra "O Horror não está  no Horror", o cineclubista Adolfo Gomes, a seleção  propõe  um olhar para a nossa realidade sem o filtro e o conforto das "ameaças  externas". " Um documentário como 'O Breviário do horror', que me parece um filme em curso e constantemente renovado pelos acontecimentos de nossos dias, sinaliza para isso", destaca o também  programador da Sala Walter.


Confira a programação:

Dia 22/10
15h
O Rosto (Ansiktet, Suécia, 1958)
Direção: Ingmar Bergman
Elenco: Ingrid Thulin,Max von Sydow, Naima Wifstrand, Gunnar Björnstrand
Duração: 108 min
Classificação: 16 anos

 A companhia de teatro bastante peculiar do "doutor" Vogler chega a Estocolmo, e a apresentação já tem data marcada para acontecer em uma aldeia local. No entanto, a excentricidade do grupo causa receio em alguns moradores. Fica determinado que antes de se apresentar, a companhia tem que passar pelo crivo de um grupo de conselheiros da cidade.

17h
Pink Floyd - The Wall (Reino Unido, 1982)
Direção: Alan Parker
Elenco: Bob Geldof, Christine Hargreaves, Alex McAvoy
Duração: 95 min
Classificação: 16 anos

As fantasias delirantes do superstar do rock Pink, um homem que enlouquece lentamente em um quarto de hotel em Los Angeles. Queimado no mundo da música, ele só consegue se apresentar no palco com a ajuda de drogas.

Dia 23/10
15h
Barão Olavo, O Horrível (Brasil, 1970)
Direção: Júlio Bressane
Elenco: Rodolfo Arena, Helena Ignêz, Lilian Lemmertz
Duração: 72 min
Classificação: 16 anos

Obra experimental que se utiliza de artifícios reproduzidos nos clássicos filmes de terror. Som e imagem fragmentários constroem seus personagens, como um velho barão maníaco por cadáveres, assassinatos e violações sexuais.

Dia 24/10
15h
Apocalypse Now (EUA, 1979)
Direção: Francis Ford Coppola
Elenco: Martin Sheen, Marlon Brandon, Robert Duvall
Duração: 181 min
Classificação: 16 anos

O Capitão Willard recebe a missão de encontrar e matar o comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz, que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.

18h30
Breviário do Horror (Brasil)
Direção: Fábio di Rocha e Flávio Lopes
Duração: 90 min
Classificação: 16 anos

 É um breve monumento ético-estético e político acerca da violência. É um filme "working in processing" de modo que não é necessário sequer uma origem...um início...tampouco uma finalidade...
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.