Notícias

04/10/2019 16:20

Cinemateca da Bahia entra para o Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos

1

A Cinemateca da Bahia administrada pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (DIMAS/FUNCEB) entrou para o Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (CODEARQ).

O Código de Entidade Custodiadora de Acervos Arquivísticos – CODEARQ foi instituído com o objetivo de fornecer o código previsto na Norma Brasileira de Descrição Arquivística - NOBRADE, tornando possível a identificação de cada entidade custodiadora de acervos arquivísticos no Brasil.

1Cinemateca

Implantada em abril de 2019, a Cinemateca da Bahia reúne, atualmente, o mais importante acervo especializado em audiovisual da Bahia. Composto por aproximadamente oito mil itens, como películas cinematográficas, vídeos analógicos, DVDs, Blu-Rays, cartazes, fotografias, revistas, catálogos, livros, etc.

Tal acervo conta parte significativa da história do cinema baiano, do século 20 aos dias de hoje, além de dispor de peças referentes à cinematografia brasileira e internacional.

Para a diretora da Dimas, Daniela Fernandes, obter esse reconhecimento do CONARQ, entrando para a lista de custodiadores de acervos nacionais, é importante em relação ao conjunto de bens que está sobre a guarda da Cinemateca da Bahia.

 “Essa rede nacional de custodiadores de acervos aqruivisticos, composta por cinematecas, bibliotecas, arquivos estaduais, ente outros, faz com que a Cinemateca da Bahia esteja tanto conectada com essas instituições nacionalmente, quanto tenha o reconhecimento do Conselho Nacional de Arquivos em relação à importância da guarda da memória e de um conjunto de bens, e no nosso caso de uma memória audiovisual, mas também de uma memória social para o estado da Bahia.” Comenta.

No estado baiano, além da Cinemateca da Bahia, existem mais 23 entidades custodiadoras de acervos cadastradas no CODEARQ, e as informações sobre essas instituições ficam disponíveis no site do CONARQ.

O CONARQ

O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

Serviço:
Cinemateca da Bahia
Local: Rua do Tijolo, 15, Pelourinho (sede da DIMAS)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h

Fotos: Cinemateca da Bahia (João Valadares)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.