Notícias

15/07/2019 14:10

Curta "Mulheres da Pá Virada" ganha lançamento em Salvador dia 20 de julho


mul
Documentário resgata trajetórias de mulheres capoeiristas: em exibição na Walter dia 20 de julho  (Foto : Divulgação)

O documentário "Mulheres da Pá Virada", com lançamento marcado para o dia 20 de julho na Sala Walter Silveira, em Salvador, com direção do grupo de estudos e intervenção Marias Felipas (www.mariasfelipas.wordpress.com) e produção da Cortejo Produções, apresenta histórias e trajetórias de mulheres capoeiristas contadas pelas próprias protagonistas. O curta-metragem tem como fio condutor o registro de depoimentos, histórias e luta o de 12 mulheres capoeiristas, de diferentes estilos, linhagens e percursos trazendo uma diversidade étnico-racial, geracional e de inserção na capoeira com a participação de mestras, contramestras e professoras.

Filmadas em Salvador, essas mulheres corajosas partilharam, em roda, suas dores e delícias, suas mágoas e vitórias no universo da capoeira, e a partir dos seus relatos e entrevistas exclusivas é possível viver um pouco das suas experiências e perceber as intersecções das suas trajetórias. Este emocionante documentário propõe um debate inédito acerca da invisibilidade das mulheres na capoeira, da opressão, da violência de gênero, tanto física quanto simbólica, e da capacidade de união, mobilização e resistência destas capoeiristas.

O documentário conta com curadoria histórica e pesquisa antropológica de Adriana Albert Dias e Christine Zonzon, respectivamente, trazendo uma reflexão sobre a presença da mulher na capoeira de outrora. É neste contexto que "Mulheres da Pá Virada" questiona o lugar da mulher na capoeira e dá visibilidade à sua história e protagonismo, denunciando a desigualdade de gênero ainda presente nessa manifestação cultural.

Com financiamento do prêmio Capoeira Viva Salvador ano II, da Fundação Gregório de Matos e da Prefeitura de Salvador, além de um crowdfunding online (Plataforma Catarse), esse coletivo feminista conseguiu realizar essa ousada produção que anuncia seu lema: "Caladas Nunca Mais!".

Serviço
Estreia do curta-metragem "Mulheres da Pá Virada". Apresentação da orquestra de berimbau, projeção do documentário seguida de debate. A partir das 18h. Entrada gratuita.

Onde
Sala Walter da Silveira  (Rua Gen. Labatut 27, Barris - Salvador. Fone: 3116-8124)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.