Notícias

14/06/2019 10:30

Sessão Cine Horror presta homenagem ao cineasta Larry Cohen


co
Cena de "A Coisa": crítica ao consumismo e à ganância no melhor estilo do cinema fantástico (foto: divulgação)

O Cine Horror presta homenagem ao diretor Larry Cohen, falecido em março aos 77 anos. No dia 19 de junho, a partir das 16h30, uma sessão dupla vai movimentar a Sala Walter da Silveira, no Complexo Cultural dos Barris. Em cartaz, os cultuados "Nasce um Monstro" (It's Alive, 1974) e "A Coisa" (The Stuff, 1985). A entrada é gratuita.

Cohen fez grande sucesso com filmes de terror de baixo orçamento e com o gênero blaxploitation, trabalhando em produções onde a criatividade imperava. Sua carreira começou em 1950, quando foi contratado pela NBC para trabalhar com a programação e acabou desenvolvendo sua aptidão para escrever roteiros, como a série "The Invaders". Entre as décadas de 60 e 70, depois de elaborar muitos roteiros para a TV e cinema, começou a ter mais interesse em dirigir seus próprios filmes.

Como roteirista, Cohen também criou tramas importantes, como "Sete Homens e Um Destino 2" (1966), "Maniac Cop - O Exterminador" (1988) e "Por Um Fio" (2002), este último dirigido por Joel Schumacher e protagonizado por Colin Farrell. Os filmes de Cohen eram frequentes na TV e presentes nas locadoras, em especial  títulos como "A Coisa",  "A Ambulância", "Maniac Cop", "Q - A Serpente Alada", entre outros.

Sucesso de público

"Nasce Um Monstro", lançado em 1974, tornou-se um enorme sucesso, garantindo a Cohen um lugar de destaque no coração dos fãs do gênero. Com apenas meio milhão de dólares, o realizador comandou a história do casal que aguarda para muito breve o nascimento do próximo filho. O problema é que uma mutação radical dá origem a uma criatura monstruosa e feroz, que foge logo após o parto. Segue-se aí a caçada ao bebê, entremeada com os conflitos morais que os pais enfrentam e as mortes violentas causadas pelo pequeno. O título original faz referência a "Frankenstein", a versão dirigida por James Whale em 1931.

"A Coisa" é um dos mais conhecidos do diretor. O filme mostra uma nova sobremesa conhecida simplesmente como "the stuff" que vira mania graças a sua agressiva campanha de marketing, mas secretamente consome seus consumidores por dentro, sendo uma boa crítica à indústria do fast food americano, ganância e ao consumismo. Como curiosidade, temos pontas não creditadas de Patrick Dempsey e Mira Sorvino, que durante uma gravação chegou a visitar seu pai, o também ator Paul Sorvino. Foram os primeiros papéis destes dois atores.

"Cine Horror Apresenta - Tributo a Larry Cohen" integra as atividades do IV Cine Horror, festival de cinema fantástico com foco na produção brasileira no gênero, que acontece anualmente no mês de outubro, em Salvador.


Serviço
Cine Horror Apresenta - Tributo a Larry Cohen, dia 19 de junho, às 16h30 e 18h30.  Entrada franca. Realização: Cine Horror. Apoio: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS).

Onde
Sala Walter da Silveira - Rua General Labatut, nº 27 - subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. Fone: 3328-7009.

Confira a programação

Dia 19/06
16h30

A Coisa (The Stuff, EUA, 1985)
Direção: Larry Cohen
Roteiro: Larry Cohen.
Elenco: Michael Moriarty, Andrea Marcovicci, Garrett Morris, Paul Sorvino, Danny Aiello e Scott Bloom.
Duração: 93 minutos
Classificação: 16 anos

Sinopse- David foi contratado para descobrir a receita de um iogurte chamado Coisa. Ele tenta provar que o produto é, na verdade, um ser extraterrestre, e que deseja se apossar da mente dos humanos para dominar o planeta.

18h30
Nasce um Monstro
(It´s Alive, EUA, 1974)
Direção: Larry Cohen
Roteiro: Larry Cohen
Elenco: John P. Ryan, Sharon Farrell e Andrew Duggan.
Duração: 91 minutos
Classificação: 16 anos

Sinopse - Um bebê, que sofreu mutações durante a gestação, nasce deformado e com um apetite voraz e assassino. Ele escapa do hospital e transforma uma pequena cidade americana em um inferno. A polícia local inicia uma verdadeira caçada ao pequeno monstro, que assustado vai trilhando um rastro de sangue e violência.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.