Notícias

29/04/2019 11:00

#SalaWalter - Confira a programação gratuita do mês de maio da Sala Walter da Silveira

cc
O Homem que matou o Facínora (Foto: Divulgação)

Estreias de filmes franceses, exibição de clássicos, personagem que marcou a cultura pop e raridades do cinema oriental e do gênero western (faroeste) integram a programação do mês de maio da Sala Walter da Silveira. Com 19 filmes de diversos gêneros e 26 sessões gratuitas, sempre pela tarde, a diversão dos cinéfilos está garantida.  

A programação do mensal começa com exibição de filmes contemporâneos franceses, de 3 a 9 de maio, sempre às 15h. A primeira exibição será de “Bécassine!”, nos dias 3 e 8. Outra atração é “Um Ano Polar”, uma aventura de Samuel Collardey que será exibida em 4 e 7 de maio.

Completando a programação, nos dias 6 e 9 de maio terá exibição de “Carré 35”, um documentário de Éric Caracava que traz um traço autobiográfico para narrar a descoberta, depois de anos, do local onde a irmã do realizador foi enterrada.

cc
Godzilla (Foto: Divulgação)

Mostra Godzilla - Godzilla, o lendário monstro do cinema japonês completa 65 anos em 2019. Para lembrar esta data, os grupos de cultura pop Mega Hero, Cine Horror e Cinesia Geek se uniram para exibir a retrospectiva sobre a trajetória da criatura nipônica em clássicos e filmes das últimas décadas.

A Mostra Godzilla acontecerá entre os dias 10 e 15 de maio (exceto no dia 12), às 15h e 17h. “Godzilla”, a primeira versão lançada no Japão em 1954, será exibida logo no dia 10, às 15h, e logo após, às 17h, haverá exibição de “Godzilla contra o monstro do mal”. No dia 11 de maio, a partir das 15h, acontecerá um debate da trajetória da criatura, sua relevância na cultura pop mundial curiosidades e influências em outras produções.

No dia 13 será a vez de “Godzilla VS Mothra”, e na sessão seguinte, às 17h, será “Godzilla VS Destroyer”. A versão de 1998 de “Godzilla” será exibida em 14 de maio, às 15h. No mesmo dia terá ainda “Godzilla 2000” às 17h. No dia 15, na sessão das 15h, será exibido “Godzilla – Batalha Final”, e às 17h, a versão do clássico lançada em 2014.

cc
Fervura Máxima (Foto: Divulgação)

Clássicos, Memoráveis e Raros - O irlandês John Ford, conhecido por remontar narrativas de fundação de povo e território, é o homenageado do mês pela Sala Walter. Considerado “Homero” da cinematografia, haverá exibição de seus longas: “No tempo das diligências”, “Paixão de Fortes” e “O homem que matou o Facínora”, entre os dias 16 e 22 de maio (exceto 15/05), sempre às 15h.

De 23 a 29 de maio, a Sala Walter da Silveira exibe raridades orientais com o programa dublo “O Cinema de Hong Kong”, com dois filmes do cineasta Jonh Woo: o transgressivo drama de ação “Confissões íntimas de uma Cortesã Chinesa” (23, 25 e 27) e o eletrizante filme policial “Fervura Máxima” (24, 28 e 29). As sessões acontecem sempre às 15h.

De 30 maio a 5 de junho (exceto dia 2), às 15h, quatro obras clássicas e restauradas do cinema franceses serão exibidos com apoio da Embaixada da França no Rio de Janeiro. “O Desprezo” de Jean-Luc Godard , “Van Gogh” de Maurice Pialat, “Olhos sem Rosto” de Georges Franju e “Desejos Proibidos”, de Max Ophuls fecham a programação de maio.

cc
O desprezo (Foto: Divulgação)

Confira programação:

3 e 8 de maio
15h

Bécassine!  (FRA, 2017) – Exibição em Blu-Ray
Direção: Bruno Podalydes
Elenco: Denis Podalydes, Emeline Bayart, Karin Viard.
Duração: 102 minutos.
Classificação:
Livre
Sinopse - Bécassine nasceu em uma modesta fazenda, em um dia em que as galinhas sobrevoavam a aldeia. Quando se tornou adulta, sua ingenuidade infantil permaneceu intacta. Ela sonha em ir à Paris, mas seu encontro com Loulotte, um bebezinho adotado pela Marquesa de Grand-Air muda sua vida. Ela se torna enfermeira, e uma grande amizade se estabelece entre eles. Uma brisa feliz reina no castelo. Mas por quanto tempo? As dívidas se acumulam e a chegada de um marionetista grego não confiável não ajuda em nada.


4 e 7 de maio
15h
Um Ano Polar (Une année polaire, FRA, 2017) - Exibição em Blu-Ray
Direção: Samuel Collardey
Elenco: Anders Hvidegaard, Asser Boassen e Thomasine Jonathansen.
Duração: 94 minutos.
Classificação: Livre
Sinopse - Em seu primeiro emprego de professor, Anders escolheu a aventura e espaços abertos: foi ensinar na Groenlândia, em Tiniteqilaaq, uma aldeia de 80 habitantes. Nesta vila isolada do resto do mundo, a vida é dura, muito mais do que Anders imaginou. Para se integrar, longe das vivências de sua nativa Dinamarca, ele terá que conhecer essa comunidade e seus costumes.


6 e 9 de maio
15h

Carré 35 (ALE/FRA, 2017) - Exibição em Blu-Ray
Direção: Éric Caracava.
Documentário
Duração: 67 minutos.
Classificação: Livre
Sinopse – “Carré 35 é um lugar que nunca foi nomeado na minha família; é onde minha irmã mais velha, morta aos três anos de idade, está enterrada. Esta irmã, de quem não me disseram nada, e de quem meus pais curiosamente não guardavam nenhuma fotografia. É para preencher essa falta de imagem que eu realizei este filme. Acreditando que estava simplesmente desdobrando o fio de uma vida esquecida, abri uma porta oculta em uma experiência que não conhecia”.


10 de maio
15h
Godzilla (Gojira, Japão, 1954)
Direção: Ishirō Honda
Roteiro: Ishirō Honda, Takeo MurataE
Elenco:
Akira Takarada, Momoko Kōchi, Akihiko Hirata, Takashi Shimura.
Duração: 98 minutos
Classificação:
14 anos
Sinopse - Devido aos testes nucleares realizados pelos Estados Unidos, um gigantesco réptil de em torno de 50 metros de altura é revivido. Além do tamanho e força, a fera possui um sopro radioativo mortal e destruidor que usa para atacar a cidade de Tóquio, dizimando tudo o que encontra pela frente em uma fúria mortal.

17h
Godzilla contra o Monstro do Mal (Gojira vs. Kingu Gidorâ, Japão, 1991)
Direção: Kazuki Ohmori
Roteiro: Kazuki Ohmori
Elenco: Kosuke Toyohara, Anna Nakagawa, Megumi Odaka.
Duração: 103 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse -
Quando um OVNI pousa no Japão e seus tripulantes alegam vir de um futuro onde o país foi destruído por Godzilla, um grupo de pesquisadores junta-se a eles em uma viagem ao passado para evitar o surgimento do monstro. Mas isso acaba por trazer à vida um ser ainda mais terrível, King Ghidorah, e apenas o próprio Godzilla é capaz de enfrentá-lo.

13 de maio
15h

Godzilla VS Mothra (Gojira vs. Mosura, Japão, 1992)
Direção: Takao Okawara
Roteiro: Kazuki Ohmori
Elenco: Tetsuya Bessho, Satomi Kobayashi, Takehiro Murata.
Duração: 102 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Godzilla está de volta com sede de destruição. Como de outras vezes, Tóquio é o alvo de sua fúria. Mas, novamente surge um outro monstro com capacidade de desafiar Godzilla, um gigante chamado Mothra e, os dois vão realizar um combate de proporções épicas.

17h
Godzilla vs Destroyer (Gojira vs. Desutoroiâ, Japão, 1995)
Direção: Takao Okawara
Roteiro:
Kazuki Ohmori
Elenco: Takurô Tatsumi, Yôko Ishino, Yasufumi Hayashi.
Duração: 103 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: Godzilla está esquentando e sua energia nuclear está à beira de explodir. Quando as forças da Terra tentam congelar Godzilla, outro monstro acidentalmente emerge: Destoroyah. Podem as forças da Terra parar estas duas bestas antes que haja um colapso monstruoso?


14 de maio
15h

Godzilla (EUA/Japão, 1998)
Direção:
Roland Emmerich
Roteiro: Dean Devlin, Roland Emmerich.
Elenco: Matthew Broderick, Jean Reno, Maria Pitillo, Hank Azaria.
Duração: 139 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - No mar do Japão, barcos pesqueiros começam a ser atacados por uma criatura monstruosa e desconhecida. É o gigantesco lagarto Godzilla, que faz sua morada em Nova Iorque, espalhando medo e destruição. A prefeitura evacua a cidade e convoca a ajuda de cientistas, como Nick Tatopoulos (Matthew Broderick). Ele de um lado e agentes secretos franceses chefiados por Philippe Roche (Jean Reno) fazem a linha de frente no combate a esta fera de temíveis proporções.

17h
Godzilla 2000 (Gojira ni-sen mireniamu, Japão, 1999)
Direção: Takao Okawara
Roteiro: Hiroshi Kashiwabara, Wataru Mimura
Elenco: Takehiro Murata, Hiroshi Abe, Naomi Nishida.
Duração: 99 minutos
Classificação: 14 anos
 Sinopse - Um OVNI se transforma em um enorme monstro alienígena com impressionantes poderes destrutivos, trazendo de volta o rei de todos os monstros, mais poderoso e destruidor do que nunca.



15 de maio
15h

Godzilla – Batalha Final (Gojira: Fainaru uôzu, Japão, 2004)
Direção: Ryûhei Kitamura
Roteiro: Isao Kiriyama, Ryûhei Kitamura.
Elenco: Masahiro Matsuoka, Rei Kikukawa, Don Frye.
Duração: 125 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - O monstro espacial chamado Xilians, desencadeia um ataque à Terra com vários monstro tentando devastar a maioria das principais cidades do mundo , incluindo Tóquio, New York, Sydney , Xangai e Paris . Cabe a Godzilla e com a força Tarefa de Defesa da Terra derrotar os monstros e alienígenas e mundo do seu extermínio.

17h
Godzilla
(EUA, Japão, 2014)
Direção: Gareth Edwards
Roteiro: Max Borenstein, Dave Callaham
Elenco: Aaron Taylor-Johnson, Elizabeth Olsen, Bryan Cranston.
Duração: 123 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: Um especialista em bombas da marinha americana acaba de se reunir com a família em São Francisco, Estados Unidos, quando é forçado a ir para o Japão para ajudar seu pai. Logo, os dois se deparam com um grande acontecimento: Godzilla, o rei dos monstros, surge do mar para combater criaturas inimigas. Em uma luta pela supremacia, os monstros ameaçam a sobrevivência da humanidade. Por onde passam, deixam um rastro de destruição, rumo ao local da batalha final: São Francisco.



16 e 22 de maio
15h
No Tempo das Diligências
(Stagecoach, EUA, 1939) - Exibição digital
Direção: John Ford
Elenco:
John Wayne,  Claire Trevor, Thomas Mitchell e John Carradine.
Duração: 100 minutos
Classificação: Livre
Sinopse - Um grupo de nove pessoas são obrigadas a embarcar em uma perigosa jornada em cima de carruagens através do Arizona, em um território indígena. Sendo levados por cavalos durante bastante tempo, cada um tem o seu motivo pessoal para realizar tal viagem. No meio do caminho eles terão que enfrentar Geronimo e seus guerreiros apaches, e contra eles contarão apenas com a ajuda do cowboy Ringo Kid (John Wayne).



17 de maio
15h

Paixão de Fortes (My Darling Clementine, EUA, 1946)- Exibição digital
Direção: John Ford
Elenco: Henry Fonda, Victor Mature, Linda Darnell e Tim Holt.
Duração: 97 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Wyatt Earp (Henry Fonda) é um pacífico e respeitado criador de gado, negócio que comanda junto com os irmãos Morgan (Ward Bond), Virgil (Tim Holt) e James (Don Garner). Quando James é assassinado e sua criação roubada, Earp aceita tornar-se xerife de Tombstone para instaurar a paz na cidade, encontrar os criminosos que procura e vingar a morte do irmão.



18, 20 e 22 de maio
15h

O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance, EUA, 1963) - Exibição digital
Direção: John Ford
Elenco: James Stewart, Lee Marvin, Vera Miles e John Wayne.
Duração: 123 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - A cidade de Shinbone, no Velho Oeste, recebe a visita de Ransom Stoddard (James Stewart), senador que vai para o funeral de Tom Doniphon (John Wayne), vaqueiro do qual era muito amigo. Ao ser entrevistado por um repórter, Ransom começa a contar que sua fama começou quando ainda era um advogado recém-formado e teria matado um perigoso bandoleiro chamado Liberty Valance (Lee Marvin). No entanto, os fatos seriam bem diferentes.



23, 25 e 27 de maio
15h

Confissões Íntimas de uma Cortesã Chinesa (Ai Nu, Hong Kong, 1972) – Exibição digital
Direção: Chor Yuen
Elenco:  Lily Ho, Hua Yueh e Chung Shan Wan
Duração: 97 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Ai Nu (Lily Ho) é uma jovem pobre sequestrada e vendida ao Bordel das Quatro Estações. Lá a cafetina Chun Yi (Betty Pei Ti) fará de tudo para quebrar seu espírito. Quando Ai Nu percebe que a cafetina está apaixonada por ela, inicia um elaborado plano de vingança contra todos os que  tiraram vantagem dela.



24, 28 e 29 de maio
15h

Fervura Máxima (Hard Boiled, Hong Kong, 1992) – Exibição em DVD
Direção:  John Woo
Elenco:  Chow Yun-Fat, Teresa Mo e Tony Leung.
Duração: 128 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - O policial durão Tequila (ChowYun-Fat) precisa se aliar a um tira infiltrado (Tony Leung), que se passa por assassino profissional,  para deter uma gangue violenta e imprevisível. Esta trama simples serve de liga para algumas das mais espetaculares sequencias de ação já filmadas.


30 de maio
15h
Desejos Proibidos (Madame De, FRA, 1953) – Exibição em Blu-Ray
Direção: Max Ophuls
Elenco: Danielle Darrieux, Vittorio De Sica e Charles Boyer.
Duração: 100 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse - Paris, final do século XIX. Louise (Danielle Darrieux), esposa do general André (Charles Boyer), vende um par de brincos que ganhou de presente do marido para pagar dívidas. A joia volta às mãos de André, que entrega à sua amante, Lola (Lia Di Leo), que partirá em breve. Por fim os brincos encontram o Barão Fabrizio Donati (Vittorio De Sica), um diplomata italiano por quem Louise cai de amores.

31 de maio e 5 de junho
15h
O Desprezo (Le Mépris, FRA, 1963) – Exibição digital
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Michel Piccoli, Brigitte Bardot e Jack Palance.
Duração: 105 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Na Itália uma equipe grava, sob a direção de Fritz Lang, um filme baseado na Odisseia, de Homero. Camille (Brigitte Bardot) é casada com Paul (Michel Piccoli), um escritor que foi contratado pelo produtor americano Jeremy (Jack Palance) para escrever o roteiro por 10 mil dólares. O desprezo de Camille começa quando ela passa a acreditar que o marido tentou vendê-la ao produtor, quando ele insiste para que a bela mulher fique sozinha com Jeremy. Uma série de mal-entendidos faz com que a relação do casal vá se fragmentando.

1 e 3 de junho
15h
Olhos Sem Rosto (Les Yeux Sans Visage, FRA/ITA, 1960) - Exibição digital
Direção: Georges Franju
Elenco: Pierre Brasseur, Alida Valli e Edith Scob.
Duração: 88 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Génessier (Pierre Brasseur), um célebre cirurgião, tem uma filha (Edith Scob) terrivelmente desfigurada por conta de um acidente automobilístico. Com a ajuda da assistente Louise (Alida Valli), ele sequestra jovens moças e transplanta a pele delas para o rosto da filha, tentando reconstruir sua beleza.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.