Sala Walter da Silveira

A Sala Walter da Silveira é o único espaço público de difusão inteiramente dedicado ao audiovisual em atividade no Estado da Bahia. Promove, de maneira gratuita e sistemática, o acesso a conteúdos baianos, brasileiros e internacionais, através de sessões diárias (estreias e lançamentos), mostras especiais, atividades cineclubistas e retrospectivas históricas.

Acolhe também atividades formativas como cursos, seminários e palestras na área de cinema e vídeo. Em média, sua frequência de público anual gira em torno de 10 mil pessoas; oferecendo,  a cada ano, cerca de 200 títulos diferentes, com filmes de curta, média e longa-metragem, das mais variadas procedências, temas e estilos.

Além da programação regular, elaborada pela coordenação do Núcleo de Difusão da DIMAS/FUNCEB; a Sala atende aproximadamente 100 solicitações de cessão pauta, por temporada; Sem qualquer cobrança de taxa, o espaço é requisitado por produtores independentes, artistas, instituições internacionais e organizações sociais, garantindo um permanente diálogo com a sociedade civil e democratizando a utilização do equipamento cultural pela comunidade.

Inaugurada em 1986, a Sala Walter ocupa parte do subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. Ao longo das décadas - e fiel ao legado do crítico de cinema baiano que lhe empresta o nome – consolidou-se como centro de fruição, debate, divulgação e reflexão do audiovisual em Salvador. Historicamente, a Sala está inserida nas principais atividades desenvolvidas na área em âmbito regional, integrando o circuito de festivais, como a Jornada Internacional de Cinema da Bahia; o Panorama Internacional Coisa de Cinema; Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul; Festival Nacional Imagem em 5 minutos, entre outros.
Recomendar esta página via e-mail: