Concurso Estadual de Crítica Cinematográfica Walter da Silveira

Durante três anos consecutivos (de 2008-2010), a Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural da Bahia (DIMAS/FUNCEB), promoveu o Concurso Estadual de Crítica Cinematográfica “Walter da Silveira”.

O certame premiou, nesse período, nove críticos não-profissionais (três em cada uma de suas edições). A iniciativa  estimulou  a reflexão em torno da linguagem audiovisual, a partir da elaboração de escritos sobre a produção fílmica brasileira e mundial, mantendo vivo o legado do grande crítico que lhe empresta o nome (dr. Walter da Silveira); e complementando o trabalho de difusão de cinematografias diversificadas, realizado através da programação da Sala Walter, ao longo dos anos.

No contexto do Concurso, também foi oferecida, em 2010, uma oficina de crítica cinematográfica ministrada pelo jornalista e professor de cinema, Luiz Carlos Oliveira Jr.

Em 2011, uma publicação com as críticas premiadas - além de dois artigos especiais, escritos pelo historiador Luiz Nazário e pelo crítico Adolfo Gomes -  foi lançada pela DIMAS.
Recomendar esta página via e-mail: