Cinemateca da Bahia

1
1231
2cccc


A implantação da Cinemateca da Bahia visa preservar a memória do audiovisual baiano, salvaguardar bens materiais e imateriais, estimular a pesquisa e dinamizar o acesso do público, tanto à história do audiovisual baiano quanto aos registros da história do nosso Estado realizados através de imagens em movimento.

A Cinemateca da Bahia aponta sua lente para a perspectiva de estabelecer espaços de discussões acerca dos conceitos de preservação, restauro, salvaguarda, das técnicas e transformações do audiovisual ao longo do tempo, além da legislação para o campo.

Integrando em seu escopo ações de mediação cultural e difusão do cinema no Estado, a iniciativa fortalece a atuação da Fundação Cultural do Estado da Bahia, através da sua Diretoria do Audiovisual (DIMAS), junto às relações com a sociedade civil por meio da disseminação do patrimônio audiovisual baiano.

A despeito da importância da manutenção desse acervo, é reivindicação do setor, desde os anos 1980, a efetiva implementação de um projeto como o da Cinemateca da Bahia, pelo seu caráter aglutinador (a consolidação de um Núcleo de preservação na Bahia); bem como seu perfil multiplicador de interesse e de políticas públicas para a área da memória audiovisual.

A Cinemateca da Bahia reúne, atualmente, o mais importante acervo do segmento no Estado, composto por aproximadamente 10.000 itens como películas cinematográficas, vídeos, DVDs, cartazes, fotografias, revistas, catálogos, livros e roteiros, que contam parte significativa da história do cinema baiano, do século 20 aos dias de hoje, além de contar com peças referentes ao cinema brasileiro e internacional.

 

Esse material está disponível para consulta pública e é frequentemente acessado por pesquisadores, realizadores e produtores que buscam imagens, informações e registros históricos dos mais variados aspectos socioculturais da vida e da produção artística na Bahia. 

 

Com a implementação da Cinemateca da Bahia, há um ponto de virada no alcance das atividades, pois, se constitui uma janela de difusão dedicada a assegurar a preservação de suas coleções, disponibilizando ao público baiano um local de visitação e pesquisa, além de um acervo digital online para consulta através do site www.dimas.ba.gov.br


ESPAÇO:

A Cinemateca da Bahia esta localizada na sede da DIMAS- Diretoria do Audiovisual, na Rua do Tijolo, nº 15 – Centro Histórico/Salvador-Bahia

Recomendar esta página via e-mail: