Acervo

A Diretoria de Audiovisual (DIMAS) é responsável por uma expressiva coleção que preserva a história do cinema baiano, do século XIX às produções atuais. O Núcleo de Memória da DIMAS (NMEM) possui em seu acervo obras de ficção, documentários, cine-jornais, filmes publicitários e registros familiares nacionais, produzidos desde 1927. Estas obras estão armazenadas e devidamente monitoradas em ambiente propício em cerca de 648 rolos de filmes - correspondente a 550 títulos. O acervo conta, ainda, com diversos vídeos, dvd’s, cartazes, fotografias, discos em vinil, cd’s, revistas, livros e roteiros.

Merecem destaque as obras raras e de grande valor histórico, produzidas por nomes como Glauber Rocha, Alexandre Robatto Filho, Rex Schindller, Orlando Sena, Braga neto, Pola Ribeiro, Edgard Navarro, Roberto Pires, Agnaldo Siri, José Humberto, Leão Rosemberg, José Walter Lima, Vitor Diniz, José Araripe, Francisco Liberato, Fernando Bélens, entre muitos outros de igual relevância e representatividade.

O material audiovisual é incorporado a DIMAS através de doação e guarda provisória. O mesmo deve conter valor histórico-cultural ou ser oriundo de projetos de editais públicos com financiamento do Governo do Estado da Bahia. Para essa incorporação, o material passa por análise técnica do conteúdo. O doador deve preencher um Termo de Doação, ou de Guarda, recebendo cópia assinada pelo Núcleo de Memória e cópia do boletim de entrada, garantindo segurança do estado de conservação. O material audiovisual receberá, então, um número de registro, que será seu código de identificação dentro do acervo.

Serviços:

1 - Empréstimos de filmes

O empréstimo de filmes ( dvd, betacam, mine-dv,vhs, umatic ) é feito somente a instituições jurídicas (associações, cineclubes, corporativas, etc), mediante solicitação prévia em ofício, que deve ser enviado à diretoria da DIMAS/ NMEM e assinatura de Termo de Responsabilidade. O solicitante poderá com o filme por três dias. Em caso de prorrogação de prazo, é necessária solicitação com a devida justificativa.

No caso de filmes no formato de película, a retirada só será permitida com a devida autorização do detentor do direito patrimonial da obra. O material poderá ser exibido nas dependências da DIMAS, ou externa, em praças públicas com ou sem cobrança de taxa, mediante autorização do detentor dos direitos autorais.

Se for necessário que a obra a ser emprestada passe por mudança de formato (betacam, mine-dv, vhs e umatic ), a retirada só será possível com a autorização do detentor do direito patrimonial.

Para retirar obras do acervo da DIMAS, o responsável deverá preencher uma ficha cadastral, anexando comprovante de residência, cópias da identidade e CPF e uma foto 3x4.

2 - Cessão de Imagens

A Dimas também disponibiliza seu acervo de imagens para incorporações em pesquisas acadêmicas e novas produções. Para ter acesso e incorporar em sua obra, o interessado deve solicitar a pesquisa por escrito ao setor responsável, ter em mãos o projeto de pesquisa e/ou produção cinematográfica e a autorização dos detentores de direitos autorais.

3 - Obtenção de cópias para exibição

As instituições que desejarem obter cópias em DVD dos filmes armazenados no Núcleo de Memória para exibição externa devem encaminhar a DIMAS um projeto detalhado do evento contendo indicação do(s) filme(s) que pretendem incluir na programação. O setor audiovisual poderá providenciar cópias novas dos títulos, desde que a instituição tenha a autorização dos detentores de direitos autorais para replicação e exibição e arque com os custos.

A DIMAS informará ao interessado os detentores dos direitos legais dos filmes, para eventuais acordos e obtenções das autorizações para inclusão do(s) filmes(s) no evento.

A instituição interessada firmará um acordo com a DIMAS, comprometendo-se a inserir seu nome e sua logomarca em todo material de divulgação do projeto, destacando seu papel de apoio, entregando relatório do evento, com informações sobre número de espectadores e os incidentes ocorridos durante a projeção.

4 - Consulta de filmes na DIMAS

Pessoas físicas podem assistir aos filmes no Núcleo de Memória (máximo de 06 pessoas). Grupos maiores podem agendar para ter acesso às salas de exibição da diretoria (Sala Alexandre Robatto – máximo de 70 pessoas e Sala Walter da Silveira – máximo de 200 pessoas), mediante entrega de ofício, exclusivamente no turno da manhã.

5 - Consulta a livros e documentos escritos

O Núcleo de Memória está aberto de segunda a sexta-feira para consulta ao acervo bibliográfico, das 8h às 18h. Recomenda-se que o interessado solicite a pesquisa com antecedência ao setor, por telefone ou por e-mail.

A lista com títulos do acervo pode ser consultada aqui.

Contatos:
Telefone (71)3116-8119/8114
E-mail: memoria.dimas@gmail.com
Recomendar esta página via e-mail: