Bahia Film Commission


Implementada em 2007 pelo Governo da Bahia através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Turismo (Setur), capitaneada pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), a Comissão Especial Bahia Film Commission foi idealizada com a proposta de apoiar as atividades de cunho audiovisual no Estado da Bahia. O projeto foi oficializado em 2010, através do Decreto nº 12.129/2010, reafirmando sua premissa inicial – e assumindo outras atribuições.

Atualmente, a secretaria executiva da Bahia Film Commission funciona na Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e tem como principais funções atrair, apoiar e facilitar o trabalho de produtores audiovisuais brasileiros e estrangeiros, divulgar o potencial dos cenários naturais, rurais e urbanos do Estado da Bahia para fins de locações cinematográficas, participar de ações de promoção comercial de locação cinematográfica, entre outras atribuições de suporte ao setor audiovisual. Também concerne à Bahia Film Commission disponibilizar informações sobre as locações do estado, parque técnico do setor da linguagem e de políticas públicas, institucionais e ações privadas. No período entre 2007 a 2012 foram apoiadas mais de 150 produções, entre filmes, séries e outros conteúdos, que geraram grande um investimento na economia do estado.

Com o intuito de apresentar a diversidade da população e de cenários locais para produtores e cineastas, foi lançado em 2012 pela FUNCEB o catálogo trilíngue Bahia em Imagem. O material é um banco de dados com listagem de lugares e mão-de-obra especializada, procedimentos instituídos pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), intermediação com órgãos públicos, possibilidades de infraestrutura, mecanismos de apoio, serviços e profissionais disponíveis, entre outros. A publicação pode ser acessada através do site http://www.dimas.ba.gov.br/bahiafilmcommission/catalogo/index.html

Para contar com o apoio da Comissão Especial Bahia Film Commission, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria Executiva do projeto através dos seguintes contatos:
Telefone: 71 3116-8106 I

FILM COMMISSION – Iniciativa presente em diversas partes do mundo e no Brasil, a Film Commission pode ser organizada em instituição estatal, privada ou mista com o objetivo de atrair produções audiovisuais para determinada localidade.


Recomendar esta página via e-mail: