SALA WALTER DA SILVEIRA - Apresentação

capa

homeRegimentopautaprogramacao


A sala Walter da Silveira é o único espaço público de difusão inteiramente dedicado ao audiovisual em atividade no Estado da Bahia. Promove, de maneira gratuita e sistemática, o acesso a conteúdos baianos, brasileiros e internacionais, com ênfase na filmografia latino-americana, através de sessões diárias (estréias e lançamentos), mostras especiais, atividades cineclubistas e retrospectivas históricas. A sala homenageia o advogado, crítico de cinema e cinéfilo Walter da Silveira principalmente pelo seu legado e posicionamento a favor do cinema nacional em uma perspectiva humanística e revolucionária, tanto do ponto de vista estético como em relação ao conteúdo.

 

Dezesseis anos após a inauguração do prédio da Biblioteca Pública do Estado da Bahia onde a sala Walter da Silveira está localizada, em 1986 ela foi batizada com o nome atual.  A programação é gratuita, com destaque para a exibição de produções contemporâneas nacionais e, principalmente, da região. Por meio de parcerias com distribuidoras independentes, plataformas digitais, cinematecas, embaixadas e organismos culturais do Brasil e do exterior.

 

A sala Walter da Silveira, hoje funciona também como espaço de difusão da recém-implantada Cinemateca da Bahia. Além da programação regular, a sala Walter da Silveira atende aproximadamente 100 solicitações de cessão pauta, por temporada; Sem qualquer cobrança de taxa, o espaço é requisitado por produtores independentes, artistas, instituições internacionais e organizações sociais, garantindo um permanente diálogo com a sociedade civil e democratizando a utilização do equipamento cultural pela comunidade. Historicamente a  sala Walter da Silveira está inserida nas principais atividades desenvolvidas na área em que pertence em âmbito regional, integrando o circuito de festivais, como a Jornada Internacional de Cinema da Bahia; o Panorama Internacional Coisa de Cinema; Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul; Festival Nacional Imagem em 5 minutos, dentre outros.



Recomendar esta página via e-mail: