Notícias

10/11/2021 19:30

#EditalSetorial - Primeiro festival de cinema da região do sisal "TO'KAYA" oferece programação online e gratuita

foto:Divulgação

 

Se ver filme já é bom, imagina se sentir representado pelos personagens e histórias que aparecem na tela?! Essa é a proposta do TO'KAYA Festival de Cinema, o primeiro evento de exibição de filmes da região do sisal, no semiárido baiano.

 

Toda a programação é gratuita e poderá ser acessada no site oficial do evento, que será lançado no dia 19 de novembro na live de abertura em seu canal do YouTube. Além das
mostras de filmes, haverá oficinas, debates e apresentações musicais.

Adotando o lema #MaisMostrasMenosOscar, o TO'KAYA foi pensado para acontecer nas ruas de Conceição do Coité, buscando aproximar a população sisaleira da experiência cinematográfica. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, precisou ser reformulado e adaptado a um formato online.

 

O evento é produzido por um coletivo de cineastas e realizadores culturais que vivem ou possuem contato com a região sisaleira. Co-realizadora e proponente do projeto, Íris Brito Lopes fala sobre o surgimento do TO'KAYA: “O festival nasce de uma inquietação coletiva com a produção e a distribuição de cinema aqui no território. A gente começou a se perguntar: qual é a imagem que o povo que vive aqui quer ter de si mesmo? Por quê não criar e exibir essas imagens?”

 

Mais que realizar um evento, o objetivo é estimular a produção cinematográfica e audiovisual nesta região de uma forma contínua. Isso se apresenta desde a forma como o festival está sendo construído - ouvindo realizadores do território - , até as conquistas promovidas, como a formação da Rede Audiovisual do Sisal, que realiza encontros virtuais para debater o audiovisual na região.

 

Acompanhe o TO'KAYA Festival de Cinema pelo Instagram e Facebook. Para mais informações, entrar em contato pelo endereço mostrasisal@gmail.com.

 

O projeto é viabilizado por meio do Edital Setorial de Audiovisual - 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

 

SERVIÇO:
TO'KAYA Festival de Cinema
QUANDO:
19 de novembro a 19 de dezembro de 2021
ONDE:
site oficial do evento (lançamento no dia 19 de novembro)
QUANTO:
Gratuito
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.