Notícias

05/11/2021 19:00

Governo formaliza contrato de concessão do Cine Glauber Rocha

foto: Divulgaçlão

Foto: Carol Garcia

O Governo do Estado formalizou, nesta sexta-feira (05/11), Dia Nacional da Cultura, termo aditivo que prorroga por mais cinco anos o período de concessão de uso do Espaço Cine Glauber Rocha, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura do Estado, para a empresa Espaço Cultural de Cinema de Salvador Ltda. O documento foi assinado pela titular da Secult, Arany Santana, e pelo sócio do empreendimento, Cláudio Marques. Outras tratativas estão sendo discutidas com o objetivo de garantir apoio financeiro ao projeto, com contrapartida de retorno para a sociedade.

"Essa assinatura é muito emblemática, ainda mais hoje, no dia nacional da cultura. Nós estamos dando o primeiro passo a fim de que seja cumprido o compromisso firmado pelo governador Rui Costa em busca de alternativas para a retomada do Cine Glauber Rocha. Esse espaço é muito importante para a cultura da Bahia, por isso essa data fica ainda mais especial", afirmou a secretária Arany Santana.

Para Cláudio Marques, o apoio do Governo do Estado foi vital para a manutenção do Espaço Glauber. "A gente está vivendo um momento em todo o mundo em que as salas de cinema estão fechando, e nesse ato aqui nós estamos garantindo a vida não apenas de uma sala de cinema, mas provavelmente a mais importante sala de cinema da história de Salvador. É uma sala centenária, que já formou diversas gerações e esse documento assinado está dizendo para o mundo que ela vai continuar a existir".

Foto: Divulgação 

Foto: Carol Garcia


Logo após o anúncio do fim da parceria do grupo Itaú com o Espaço Cultural de Cinema de Salvador Ltda, o que praticamente inviabilizando seu funcionamento, o governador Rui Costa anunciou que buscaria alternativas para manter o espaço aberto. A indicação foi para que as secretarias de Educação, Administração, Fazenda e de Cultura propusessem uma solução para viabilizar o funcionamento do espaço, considerando sua relevância histórica e importância para a cena cultural da cidade, em especial na área do Centro Histórico. Essa articulação entre as secretarias já está em curso, com expectativa de resultar, em breve, em novos projetos e ações para o equipamento.

Localizado na Praça Castro Alves, o Cine Glauber é referência não só para os cinéfilos baianos como para quem visita Salvador. Inaugurado em 24 de dezembro de 1919, na Praça Castro Alves, com o nome de Kursaal Baiano. Mais tarde, foi renomeado de Cine Guarani e, depois, Cine Glauber Rocha, em 1981, em homenagem ao maior cineasta brasileiro, morto naquele ano.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.