04/11/2021 10:30

#LeiAldirBlanc - Durante o mês de novembro a TVE exibe seis filmes aprovados no Prêmio de Exibição Audiovisual

Fruto da parceria com a Fundação Cultural, por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas), a TVE exibe em sua programação os filmes selecionados no Prêmio de Exibição Audiovisual (Programa Aldir Blanc Bahia). O Prêmio contemplou 18 curta-metragens, 25 longa-metragens, 10 séries e 7 telefilmes, totalizando 60 filmes. O público pode acompanhar as exibições na programação normal da TV ou no Site.

Confirma a programação dos filmes exibidos na programação da TVE no mês de novembro:

- A turma do pula pula - Segunda a sexta-feira, durante a programação Infantil
Série de clipes animados que conta as aventuras de Pulga Lili, Zeca Guru, Edy Mola, Teca Sapeca e Marikika, no zoológico da cidade fantástica de Pulônia. A turma se conheceu no parque do zoológico, onde havia um atrativo pula-pula e, desde então, criou-se uma amizade tão grande que passaram a se divertir sempre juntos.

- A Chave - Segunda a sexta-feira, às 18h
Fundamentais nas formações sociais e profissionais, os professores são os protagonistas da segunda temporada de A Chave, série que aborda o universo da educação no Brasil. A Chave 2ª temporada acompanha, a cada episódio, a trajetória de educadores, em diferentes localidades, e retrata os desafios, escolhas, e rotina dos docentes. São 15 episódios e mais de 30 histórias que vão da educação indígena à diversidade de gênero, além de abordar a reinserção de presidiários e os desafios da educação rural.

- Biografias Urbanas (episódios inéditos) Sábados, às 13h30; Terças, às 7h30 e  Quartas, às 19h
A série documental “Biografias Olinda e Recife”, conduzida pelo ator e apresentador Edmilson Barros, que encena o personagem “Carmo”, um taxista que conhece Recife e Olinda como a palma da própria mão, propõe em 8 episódios contar a história das duas cidades pernambucanas a partir da sua iconografia.

- Desvelando Salinas (episódios inéditos) - Quartas, às 20h30
A Série Desvelando Salinas apresenta os encantos da bucólica cidade do Recôncavo que tem na cultura da mariscada sua principal fonte de subsistência das famílias deste município baiano. Com sete episódios a série mostra a história, as lendas, as festas, o cenário cultural local, a gastronomia, as belezas naturais e o povo Salinense sua maior riqueza.

- Aprender a ler pra ensinar meus camaradas - 20 de novembro, às 22h
Uma jornada de dois músicos angolanos pela Bahia. Um documentário musical que aborda a descoberta de uma herança africana, revelada através da música e de encontros com artistas baianos que tem seus trabalhos alicerçados na cultural afrobrasileira.

- Mokambo (inédito) - 27 de Novembro às 22h

A cultura milenar trazida para o Brasil, desde o século XVI, pelos povos escravizados de África, de origem Bantu, exerceu uma forte influência na construção da identidade do povo brasileiro e está muito bem retratada no filme “Mokambo: Nguzu Malunda Bantu” (Força da Tradição Bantu).

Aldir Blanc Bahia - Esses vídeos também farão parte do Circuito Luiz Orlando de Exibição, quando do retorno das atividades presencias nos pontos de exibição pelo estado. São, ao todo, 125 pontos distribuídos em 102 cidades com Escolas Culturais. Os vídeos são frutos do Prêmio de Exibição Audiovisual, um dos instrumentos da Fundação Cultural do Estado para a utilização de recursos oriundos do Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:
A Chave
Quando: segundas, às 18h
Onde: Site  ou na programação normal da TV

Biografias Urbanas

Quando: Sábados, às 13h30; Terças, às 7h30 e  Quartas, às 19h
Onde: Site ou na programação normal da TV

Desvelando Salinas (episódios inéditos)
Quando: Quartas, às 20h30
Onde: Site ou na programação normal da TV

Aprender a ler pra ensinar meus camaradas

Quando:  sábado, 20 de novembro, às 22h