Notícias

23/09/2021 10:30

Cinemateca da Bahia auxilia pessoas interessadas em seu acervo Audiovisual

foto: Divulgação

A Cinemateca da Bahia foi implantada em 2018, a partir dos materiais do Núcleo de Memória da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado (Funceb/Secult), com a missão de salvaguardar, preservar e difundir a produção audiovisual brasileira, sendo prioritária a cinematografia baiana e dos cinemas negros brasileiros.

 

Atualmente a Cinemateca funciona auxiliando pesquisadoras e pesquisadores que desejam acessar o acervo da Instituição. A pesquisa de acervo acontece a partir da demanda espontânea da pessoa interessada, habitualmente através do e-mail (cinematecadabahia@funceb.ba.gov.br).

 

foto: Divulgação Após receber a demanda o programa encaminha para a pessoa interessada um e-mail com o formulário de solicitação de pesquisa para preenchimento e reenvio. O programa inicia a pesquisa no banco de dados e faz a conferência nas reservas técnicas da Cinemateca da Bahia.

 

Logo após a conferência do material desejado, se providencia o envio de e-mail com as informações para quem vai acessar a pesquisa se organizar para a visita técnica no visionamento local ou a pesquisa nas dependências da Cinemateca da Bahia, na sede da Dimas (Rua do Tijolo, nº15 – Pelourinho – Salvador-Ba).

 

No período dos meses de janeiro até agosto de 2021, 17 pessoas solicitaram, via e-mail, acesso ao acervo, contabilizando 2 pesquisas por mês. Sendo 43 visionamentos presenciais de fitas VHS e DVDs e 5 solicitações dos contatos dos detentores de Direitos Autorais. O horário de funcionamento segue o estabelecido pra funcionamento do Estado nesse momento pandêmico, tal qual o respeito a todas as medidas de combate à disseminação da COVID 19.

A Cinemateca da Bahia é uma das coordenações da Diretoria de Audiovisual da Funceb (DIMAS) com a função de abrigar materiais audiovisuais desenvolvendo atividades contínuas de preservação, conservação e difusão, bem como, tem por incumbência aplicar concepções, procedimentos, técnicas e práticas direcionadas a manter a integridade do seu acervo mediante as recomendações das Políticas de Preservação Audiovisual em dimensão Nacional e Estadual.

Também desempenha um importante papel na difusão e acesso em âmbito nacional e internacional. Fornece significativas contribuições para a formação, a pesquisa e a capacitação, tal qual, acerca da compreensão pública da importância da salvaguarda da memória e do acervo audiovisual cinematográfico brasileiro. Seu acervo abriga hoje mais de 10 mil itens entre películas, fitas VHSs e SVHSs, U-Matic, Betacam, DVCam, MiniDV e HDcam, periódicos, DVDs e BLU-RAYs, Cartazes, Fotografias e negativos, Roteiros, Livros, Catálogos e documentos audiovisuais.

Conheça mais os projetos e serviços da Dimas:

Pesquisa de acervo
Atividade realizada a partir de demandas internas e externas à Fundação. São realizadas levantamento e processamento técnico das informações sobre o acervo da Cinemateca da Bahia através de pesquisa in loco e disponibilização das informações.

Organização e documentação de acervo
Ações direcionadas a requalificar o arrolamento e à organização espacial (topográfica) do acervo.

Revisão, limpeza e verificação do acervo
Ações direcionadas preservação e conservação preventiva dos materiais audiovisuais.

Diálogos Audiovisuais
Uma programação especial de debates, seminários, palestras, cursos e reuniões com o intuito de debater as questões e demandas no campo da memória do Estado. Sua primeira edição ocorreu em 2019.

Sessão Cinemateca da Bahia
Com o intuito de preservar, divulgar e promover a filmografia, a Sessão Cinemateca da Bahia disponibiliza uma curadoria de filmes baianos para exibição em TV Públicas do Brasil visando aproximar o público das produções audiovisuais do nosso estado. Sua primeira edição ocorreu em 2020.

 

Fotos: Caro Garcia/GOVBA


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.