02/09/2021 14:00

#AldirBlanc - Projeto de desenvolvimento de roteiro de longa-metragem "Orquestra" fica disponível para público durante sete dias

"Uma jornada a duas", esta é a expressão usada pela idealizadora e roteirista do filme "Orquestra" - Urânia Munzanzu -, para falar sobre o processo de desenvolvimento do roteiro desta obra escrita em parceria com a diretora e roteirista Susan Kalik.

Urânia e Susan também assinam a direção do filme e finalizam esta etapa de oito meses de jornada criativa, felizes com o resultado do trabalho que a partir de hoje está disponível nos canais de divulgação do edital ALdir Blanc Bahia.

Orquestra é um longa-metragem de ficção que conta a história de Sabá, uma mulher negra que no Recôncavo da Bahia - em pleno período escravista - desafia seu tempo e empreende uma luta por liberdade através da música. Mas é também a história da maestrina Maomi, as vitórias e feitos de mulheres negras dos tempos de hoje.

Para esta etapa do seu desenvolvimento este projeto contou com colaborações preciosas que ajudaram as roteiristas a encontrarem bons caminhos para erguer essa história. Um processo de aquilombamento feito com: Luciana de Castro Nunes (pesquisadora), Estagiária de roteiro: Thani, Estagiário de roteiro: Sailon Paixão Beserra, Consultoria de roteiro: Marcelo Oliveira e Thiago Gomes, Juliana Carolina (assist. de produção), Diego Barbosa (Diretor de arte gráfica), Rubian Melo (produtora executiva). A jornada não se encerra aqui, este é um primeiro passo de um caminho que será percorrido com a força, o sonho, o trabalho e a coragem das mulheres.

O projeto de Desenvolvimento será hospedado na plataforma google drive e está disponível ao público durante os sete dias, a partir de 31 de agosto, que poderá acessá-lo pelo link: https://bityli.com/kwNSS

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.