01/09/2021 08:00

#LeiAldirBlanc - Durante o mês de setembro a TVE exibe sete filmes aprovados no Prêmio de Exibição Audiovisual

Fruto da parceria com a Fundação Cultural, por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas), a TVE exibe em sua programação os filmes selecionados no Prêmio de Exibição Audiovisual (Programa Aldir Blanc Bahia). O Prêmio contemplou 18 curta-metragens, 25 longa-metragens, 10 séries e 7 telefilmes, totalizando 60 filmes. O público pode acompanhar as exibições na programação normal da TV ou no Site.

Confirma a programação dos filmes exibidos na programação da TVE no mês de setembro:

- A turma do pula pula, segunda a sexta-feira, durante a programação da TV Brasil

Série de clipes animados que conta as aventuras de Pulga Lili, Zeca Guru, Edy Mola, Teca Sapeca e Marikika, no zoológico da cidade fantástica de Pulônia. A turma se conheceu no parque do zoológico, onde havia um atrativo pula-pula e, desde então, criou-se uma amizade tão grande que passaram a se divertir sempre juntos.

- A Chave (episódios inéditos), Segundas, às 7h30
Fundamentais nas formações sociais e profissionais, os professores são os protagonistas da segunda temporada de A Chave, série que aborda o universo da educação no Brasil. A Chave 2ª temporada acompanha, a cada episódio, a trajetória de educadores, em diferentes localidades, e retrata os desafios, escolhas, e rotina dos docentes. São 15 episódios e mais de 30 histórias que vão da educação indígena à diversidade de gênero, além de abordar a reinserção de presidiários e os desafios da educação rural.

- Biografias Urbanas (08 episódios inéditos), a partir do dia 11 de setembro, sábados às 13h30, terças às 7h30, quartas às 19h
A série documental "Biografias Olinda e Recife", conduzida pelo ator e apresentador Edmilson Barros, que encena o personagem "Carmo", um taxista que conhece Recife e Olinda como a palma da própria mão, propõe em 8 episódios contar a história das duas cidades pernambucanas a partir da sua iconografia.

- Annunnaki: Mensageiros do Vento, sábado dia 04 de setembro, às 22h

É uma ópera rock em desenho animado, a primeira já realizada no Brasil. A história é livremente inspirada nas traduções das tabuletas de argila da Suméria, a primeira civilização humana conhecida. O filme conta a saga dos Anunnaki, "aqueles que do céu para a terra vieram". Vindos de Nibiru, os Anunnaki buscam o ouro da Terra para solucionar o desequilíbrio na atmosfera de seu planeta natal.

- Antônio Conselheiro: O taumaturgo, sábado dia 11 de setembro, às 22h

É o encontro de Antônio Conselheiro, ressurgindo nos sertões da Bahia, com seu próprio mito no imaginário popular. O filme é uma metáfora sobre os sertões uma epopeia da saga desse peregrino. O filme se desenvolve seguindo duas linhas: a do sagrado ou apostolado, e a da campanha militar. A confluência dessa narrativa se dá no reencontro dos mitos do Cel. Moreira Cezar e do Antônio Conselheiro, o primeiro como Anticristo e o segundo como iluminado.

- Finding Josef, sábado, dia 18 de setembro, às 22h
O filme conta a história de Ian Kowalski, um professor de filosofia polonês em busca do seu irmão Josef que fugiu de casa após uma tragédia ocorrida na infância.  Depois de 25 anos Ian sai em busca do irmão perdido seguindo algumas pistas até chegar no Brasil. Nesta aventura, o dinheiro logo acaba e Ian se transforma em um andarilho durante 8 anos vivendo minimamente pelo Nordeste.

- Orin - Música para os orixás, sábado dia 25 de setembro, às 22h

O documentário longa-metragem mostra a trajetória de Iuri Passos, professor de atabaque no terreiro do Gantois, em Salvador-BA, e primeiro alabê a conquistar o título de mestre em etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia. Praticantes da religião, pesquisadores e artistas como Mateus Aleleuia, Letireres Leite, Gerônimo Santana e Gabi Guedes falam sobre a resistência dessa tradição musical e sua relação com a dança, o transe e a mitologia dos Orixás.

Aldir Blanc Bahia - Esses vídeos também farão parte do Circuito Luiz Orlando de Exibição, quando do retorno das atividades presencias nos pontos de exibição pelo estado. São, ao todo, 125 pontos distribuídos em 102 cidades com Escolas Culturais. Os vídeos são frutos do Prêmio de Exibição Audiovisual, um dos instrumentos da Fundação Cultural do Estado para a utilização de recursos oriundos do Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:
A turma do pula pula
Quando: Segunda a sexta-feira, durante a programação da TV Brasil

A Chave
Quando: Segundas, às 7h30

Biografias Urbanas
Quando: a partir do dia 11 de setembro, Sábados às 13h30, terças às 7h30, quartas às 19h

Annunnaki: Mensageiros do Vento
Quando: Sábado dia 04 de setembro, às 22h