Notícias

30/08/2021 11:00

#AldirBlanc - Resumos publicáveis de "A Preamar de Sizígias" está disponível até terça-feira (31/08)

foto: Divulgação

No período de 25 a 31 de agosto de 2021 serão disponibilizados os resumos publicáveis, resultados do primeiro projeto de desenvolvimento de roteiro encabeçado pelo artista baiano Diego Araúja. Os materiais estão disponíveis através do link: https://diegoaraka.wixsite.com/diegoarauja/resumos

"A vida negra que se perdeu é tão digna do luto quanto da luta". Essa é a premissa dramático-narrativa organizada pelo artista baiano Diego Araúja, para o seu 1º projeto de longa-metragem: "A Preamar de Sizígias". Através das lentes e montagem da personagem-cineasta Idriis Adéláìdé Ferri, o projeto propõe uma ficção ensaística, e entrecortada, para a fomentação do debate "A Pessoa Negro-Brasileira: sua saúde mental, seu direito ao luto".

 

O filme, que terá as lentes dessa personagem-cineasta em 1º plano, agenciará a mescla entre arquivos de som, registros audiovisuais caseiros e/ou televisivos, bem como gêneros do documentário, propondo uma experiência de cinema de fluxo lírico-documental. Em meio a cidade de Salvador acusada pelas chuvas, veremos o encontro de três mulheres afro-brasileiras tentando viver e lidar com seus respectivos lutos.

Sinopse curta:
Bloqueada na criação de seu filme sobre um luto familiar, uma cineasta negra se vê imersa na relação longínqua entre uma octogenária psiquiatra afro-brasileira com sua neta musicista recém-saída de uma comunidade terapêutica na Bahia.

O projeto A Preamar de Sizígias é uma realização da Plataforma ÀRÀKÁ e da produtora Giro Planejamento Cultural e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal
.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.