Notícias

26/08/2021 09:00

#AldirBlanc - Filme sobre o universo do crack no Brasil e na Colômbia "O Caminho das Pedras" tem pré-estreia em 28 de agosto

foto: Divulgação

O diretor baiano Harrison Araújo confirmou que o filme "O Caminho das Pedras", que retrata a realidade do crack no Brasil e na Colômbia, terá pré-estreia, gratuita, através do YouTube, no dia 28 de agosto. O longa-metragem, se propõe a mostrar as reais consequências socioeconômicas e para a saúde pública, causadas pelo consumo e marginalização dos usuários de uma droga que tem impactado cada vez mais os países em análise.

O documentário, filmado nas cidades de Salvador e São Paulo, no Brasil; e Medellín e Bogotá, na Colômbia, surge como um grito de socorro que pretende atingir todos os âmbitos e esferas da sociedade, garante Harrison Araújo. “A ameaça que não tem cor, sexo e muito menos classe social, vem se tornando cada dia mais íntima e possuidora de seus usuários. A sociedade está imersa em um verdadeiro cárcere privado, causado por esta realidade que se alastra velozmente, desestruturando famílias e ceifando vidas”, destaca o diretor.

Ele explica ainda que um dos objetivos do filme é provocar a sociedade civil, o Estado, as instituições religiosas, os pesquisadores e os usuários, para a discussão sobre o tema. "Salientamos as causas, as formas mais eficientes de prevenção, o combate e a reabilitação", conta.

O 3º Levantamento Nacional Domiciliar sobre o Uso de Drogas, concluído em 2016 pela Fundação Oswaldo Cruz, aponta que 0,9% da população usou crack alguma vez na vida e 0,3% fez uso no último ano e apenas 0,1% nos últimos 30 dias. "É um problema grande e crescente. Eu, como negro e periférico, quero ajudar a oportunizar o direito a fala e a participação de outros sujeitos historicamente excluídos socialmente e promover o debate sobre questões ligadas ao racismo, a necropolítica e o encarceramento em massa da população negra", explica Harrison Araújo.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SOBRE HARRISON ARAÚJO
Harrison Araújo é diretor soteropolitano, tem 39 anos, atua há 15 anos na realização audiovisual multiplataforma para fins educacionais, de direitos humanos e sociais. É discente do curso de especialização em Produção Audiovisual Multiplataforma, pela Universidade Salvador - UNIFACS; formado em Direção de Cena pela Escuela Internacional de Cine y Televisión en San Antonio de Los Baños – Cuba; e em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda, pela Faculdade de Tecnologias e Ciências.

Já atuou no mercado de comunicação como diretor audiovisual, montador e finalizador de comerciais publicitários, documentários, séries televisivas, campanhas eleitorais, conteúdos educacionais, webséries, videoclipes e filmes.

Recentemente, um outro filme dirigido por Harrison Araújo, o documentário "Terras que Libertam", sagrou-se semifinalista no Festival de Cinema de Estocolmo e finalista no Festival Internacional de Cinema de Boden, ambos da Suécia.
-----------
SERVIÇO:
O quê: Pré-estreia gratuita do filme O Caminho das Pedras
Quando: 28 de agosto, às 17h

Onde: https://www.youtube.com/channel/UCoY_L8QaOw3_m6OAqe2umiA
Realização: Mandacaru Filmes
Quem: Diretor Harrison Araújo
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.