Notícias

23/08/2021 08:30

#AldirBlanc - Projeto de desenvolvimento de longa-metragem "O Canto da Cigarra" é apresentado no dia 24/08

foto: Divulgação

 

Entre os dias 24 e 30 de agosto, o projeto de desenvolvimento do longa-metragem O Canto da Cigarra, de Rayane Teles, será apresentado ao público após ser selecionado no edital Prêmio das Artes Jorge Portugal da Área Audiovisual.

O longa-metragem é um Road Movie que traz, durante a jornada das protagonistas, o gênero dramédia, contando a história de uma viúva e a sua depiladora íntima, ambas mulheres pretas, e que saem de Salvador rumo ao interior da Bahia para jogar as cinzas do marido de uma delas em um monumento que existe no interior do Estado e que foi construído em homenagem ao cineasta Glauber Rocha. No entanto, durante o trajeto de carro, elas acreditam estarem sendo perseguidas por uma cigarra que não para de cantar dentro do veículo. Seus temas perpassam por questões acerca de afeto entre mulheres negras, autoconhecimento e reconhecimento identitário.

 

O roteiro foi criado e está sendo desenvolvido por Rayane Teles, roteirista e diretora baiana, negra e que vive na cidade de Vitória da Conquista, sendo este seu primeiro longa-metragem e já tendo participado de alguns laboratórios de roteiro, como o laboratório de roteiros do Festival Griot e laboratório de projetos do Nordestelab (2020), tendo conquistado, nesse último, os seguintes prêmios: Credencial de Acesso ao Festival San Sebastian (Espanha); Prêmio de distribuição da Vitrine Filmes; Prêmio de anuidade do Programa Cinema do Brasil.


O projeto de desenvolvimento do longa-metragem é o resultado do Prêmio das Artes Jorge Portugal, e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

O projeto de Desenvolvimento será hospedado na plataforma google drive, através da plataforma linktree e disponibilizado ao público durante os sete dias, a partir de 24 de agosto, que poderá acessá-lo pelo link: https://linktree.com.br/new/o_canto_da_cigarra. Além disso, o público poderá acompanhar as informações do filme e o material do projeto pelo instagram @filme_ocantodacigarra (https://www.instagram.com/filme_ocantodacigarra/)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.