Notícias

20/08/2021 07:30

#AldirBlanc - Sudoeste baiano lança sete curtas-metragens aprovados pelo Prêmio das Artes Jorge Portugal

foto: Divulgação

Entre 22 e 30 de agosto, serão lançados e exibidos sete curtas metragens aprovados no edital Prêmio das Artes Jorge Portugal, possibilitados pelos projetos "Produção Coletiva de Curtas com o tema: Gênero, Violência e Sociedade - Olhares transversais" e "Produção Coletiva de Curtas com o tema: Cinema, Memória e Desigualdades Sociais - Entre a fantasia e a resistência", propostos por realizadores do Sudoeste Baiano. Com as produções iniciadas no mês de janeiro de 2021, o resultado dos sete meses de trabalho do grupo de profissionais será mostrado ao público.


As produções são: Bicho, de Shirley Ferreira; Entre o Ninho e as Andorinhas, de Daniel Leite Almeida; Território das Cercas, de Ricardo Fraga; Veneno, de Kauan Oliveira;  Central de Memórias, de Rayssa Coelho e Filipe Gama; O Ovo, de Rayane Teles; e O Sonho de Zezinho, de Edmundo Lacerda. Das produções, quatro são ficções, dois são filmes experimentais e há também um documentário, sendo que, dentre os diretores, três são estreantes.


A programação, que envolve exibição e participação dos diretores e profissionais ligados às produções, é uma parceria com o evento 1ª Semana de Projeção Rec Conquista, da Ato3 Produções, composto pela Mostra de curtas, acompanhada de conversas/bate-papos sobre processos de criação, coletivas de imprensa e publicação de textos críticos, todos voltados para as produções. Além de falar sobre as obras, a programação busca refletir sobre o impacto e a importância da Lei Emergencial para o Setor, o futuro do audiovisual no Sudoeste da Bahia, e traça o perfil de cada realizador. Acesse a programação em https://www.ato3producoes.com/recconquista, onde também serão publicadas críticas sobre os filmes, e assista aos curtas no canal do Youtube Ato3 Produções, e veja as entrevistas com realizadores pelo Instagram @siteavoador.


Os curtas são resultados de projetos da área Audiovisual, do Prêmio das Artes Jorge Portugal, com apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do Governo Federal. Já a 1ª Semana de Projeção Rec Conquista tem apoio financeiro do Município de Vitória da Conquista através do Fundo Municipal de Cultura, Execução da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, contando com a parceria do Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas e do site Avoador.


SERVIÇO:
Projetos “Produção Coletiva de Curtas com o tema: Gênero, Violência e Sociedade - Olhares

transversais” e “Produção Coletiva de Curtas com o tema: Cinema, Memória e Desigualdades Sociais - Entre a fantasia e a resistência”


Parceria com a 1ª Semana de Projeção - Rec Conquista

Quando: de 22 a 30 de Agosto de 2021.

Onde: Instagram @ato3producoes e Site www.ato3producoes.com

Evento online e gratuito

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.