Notícias

19/07/2021 11:00

#AldirBlanc - Curta Metragem Orunmilá está disponível virtualmente até 25 de julho

foto: Divulgação

 

Orunmilá é um curta-metragem de terror que utiliza o gênero para expor em ficção os reflexos da exploração do sisal composto historicamente da experiência de vidas negras do período colonial até os dias atuais no semiárido baiano. Assim, utilizando imaginação, fantasia e crítica, o enredo da trama dialoga com o passado oculto na região. De modo a gerar reflexões sobre a reverberação das condições desses abusos na realidade presente. Para isso teremos como cenário o município de Conceição do Coité, principal explorador de sisal da região Sisaleira,  composto por vinte municípios.

Na trama, Juca um jvem rapaz negro, resolve subir a Serra do Mucambo para vivenciar um momento de fuga por meio de relaxamnto e introspecção com a natureza. Após uma noite reflexiva, ele comça a sentir uma forte e imponetente presença, a partir daí, Juca é teletransportado para um mundo distópico é nele que Orunmilá aparece sendo corporificada por uma entidade feminina afrofuturista que o orienta a um resgate sensorial audiovisual da exploração do sisal e do povo negro. Nessa interação são rompidas as linhas do tempo e espaço, passado e presente, alucinação e lucidez, sonho e realidade. Todo esse misto de acontecimentos faz Juca despertar com outra percepção para a realidade que vive.


O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O link do filme estará disponível na bio do perfil @orunmila.curta no endereço: https://www.instagram.com/orunmila.curta/ durante a semana de 17 de julho até o dia 25 de julho.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.