06/07/2021 14:00

#LeiAldirBlanc - Durante o mês de julho, a TVE exibe oito filmes aprovados no Prêmio de Exibição Audiovisual

Fruto da parceria com a Fundação Cultural, por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas), a TVE exibe em sua programação os filmes selecionados no Prêmio de Exibição Audiovisual (Programa Aldir Blanc Bahia). O Prêmio contemplou 18 curta-metragens, 25 longa-metragens, 10 séries e 7 telefilmes, totalizando 60 filmes. O público pode acompanhar as exibições na programação normal da TV ou no Site.

Confirma a programação dos filmes exibidos na programação da TVE no mês de julho:

- A turma do pula pula, segunda a sexta-feira, durante a programação da TV Brasil
Série de clipes animados que conta as aventuras de Pulga Lili, Zeca Guru, Edy Mola, Teca Sapeca e Marikika, no zoológico da cidade fantástica de Pulônia. A turma se conheceu no parque do zoológico, onde havia um atrativo pula-pula e, desde então, criou-se uma amizade tão grande que passaram a se divertir sempre junts.

- A Chave (episódios inéditos), Segundas, às 7h30

Fundamentais nas formações sociais e profissionais, os professores são os protagonistas da segunda temporada de A Chave, série que aborda o universo da educação no Brasil. A Chave 2ª temporada acompanha, a cada episódio, a trajetória de educadores, em diferentes localidades, e retrata os desafios, escolhas, e rotina dos docentes. São 15 episódios e mais de 30 histórias que vão da educação indígena à diversidade de gênero, além de abordar a reinserção de presidiários e os desafios da educação rural.

-Série Bailão, Quinta, 21h30 / Sábado, 18h / Segunda, 21h
Obra seriada de documentário. Seis episódios de 26 minutos de duração. Na série "Bailão", oito personagens diferentes, participantes de um concurso de quadrilhas, realizado em Salvador - BA, revelam o dia a dia, a paixão, desafios, tradição e a arte envolvidos no universo das competições que marcam os festejos juninos na Bahia e em diversos estados brasileiros.

- Balizando 02 de julho, Sexta, dia 02, às 20h / Domingo, dia 04, às 18h
O desfile em comemoração ao 2 de Julho – mais que uma data no calendário cívico pela celebração da Independência da Bahia - é um espaço de resistência. Uma celebração pela diversidade! E é neste cenário, na busca por aceitação, reconhecimento e luta por liberdade e respeito, que nasce o documentário "Balizando 2 de Julho". Com roteiro e direção de Fabíola Aquino e Márcio Lima, o filme traz a participação especial do ativista dos direitos humanos Jean Wyllys.

- Lagoa Santa: Nós e eles (inédito), Sábado, dia 10, às 22h30 / Segunda, dia 12, às 21h30
O documentário Lagoa Santa: Nós e Eles, de Egnaldo Rocha da Silva, nascido na comunidade, busca trazer para a esfera pública as histórias de luta pelo acesso e permanência na terra protagonizado pela comunidade ao longo do século XX, suas tradições e identidade cultural e demostrar a necessidade de uma educação que respeite a cultural local como um dos mecanismos necessários para sua perpetuidade física e cultural.

- Louça de Deus (inédito), Sábado, dia 17, às 22h30 / Segunda, dia 19, às 21h30

Gravado no distrito de Maragogipinho em Aratuípe, maior centro produtor de cerâmica do Brasil e na cidade de Nazaré, principal mercado das peças esculpidas em barro intituladas "caxixis" o filme realizado em 2016 é uma coprodução da Memorabilia Filmes com o Canal Futura e apresenta a história sobre o surgimento da Feira de Caxixis, tradicional e maior evento ceramista da América Latina, que acontece anualmente no período da semana santa, há mais de 300 anos na cidade de Nazaré no Recôncavo baiano.

- Água de menino - A feira do cinema novo, Sábado, dia 24, às 22h30 /Sexta, dia 30, às 21h30
Retratar costumes da sociedade soteropolitana ligados à feira livre, fazer uma retrospectiva dos últimos 50 anos do maior mercado a céu aberto da Bahia e conduzir o espectador numa narrativa histórica, revelando a luta do feirante em imagens. Estes são alguns objetivos do documentário Água de Meninos - A Feira do Cinema Novo, da cineasta e roteirista Fabíola Aquino, que conta com participação especial do ator Antonio Pitanga.

- Diários de classe, Sábado, dia 31, às 22h30
Racismo, machismo, desigualdade social, preconceito e precariedade da educação são alguns dos temas abordados neste documentário. Em "Diários de Classe", os diretores Maria Carolina e Igor Souza abordam como todas essas questões refletem na educação de jovens e adultos periféricos em um sistema que os ignora historicamente. Porquê de essas mulheres - que representam os mais de 13 milhões de brasileiros analfabetos - estarem na classe de aula em sua vida adulta? Qual seria o motivo que as afastou durante tanto tempo da escola

Aldir Blanc Bahia - Esses vídeos também farão parte do Circuito Luiz Orlando de Exibição, quando do retorno das atividades presencias nos pontos de exibição pelo estado. São, ao todo, 125 pontos distribuídos em 102 cidades com Escolas Culturais. Os vídeos são frutos do Prêmio de Exibição Audiovisual, um dos instrumentos da Fundação Cultural do Estado para a utilização de recursos oriundos do Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:
A turma do pula pula
Quando: Segunda a sexta-feira, durante a programação da TV Brasil

A Chave (episódios inéditos
Quando: Segundas, às 7h30

Série Bailão
Quando: Quinta, 21h30 / Sábado, 18h / Segunda, 21h

Balizando 02 de julho
Quando: Sexta, dia 02, às 20h / Domingo, dia 04, às 18h
Onde: Site ou na programação normal da TV

Lagoa Santa: Nós e eles (inédito)
Quando: Sábado, dia 10, às 22h30 / Segunda, dia 12, às 21h30