Notícias

01/07/2021 17:00

#EditalAudiovisual - Projeto de Qualificação "Luz, Câmera, Sertão" retoma atividades online

foto: DivulgaçãoO lançamento do projeto aconteceu oficialmente no dia 09 março de 2020, mas teve suas atividades suspensas por tempo indeterminado, atendendo às normas sanitárias e para preservar a saúde da população com a chegada da pandemia do novo coronavírus na região.
 
Após alguns meses com as atividades interrompidas em razão da proliferação do novo coronavírus (Covid-19), o projeto “Luz, Câmera, Sertão!” retoma suas atividades. No entanto, as atividades estavam previstas para acontecer de forma presencial, devido ao alto índice de contaminação e óbito da população brasileira pelo coronavírus, e em cumprimento aos decretos estaduais e municipais, os cursos acontecerão, a partir de julho deste ano, de forma remota.
 
O evento de abertura, que aconteceu no dia 09 março de 2020, contou com a participação da atriz e produtora Rafaela Ferreira, que interpretava a Nanci de “As Aventuras de Poliana”, de Paulo Freitas, idealizador e produtor do projeto, dos orientadores Erik Vesch, Leo Veneza, Elismar Carvalho, Alex Maia e de André Actis, coordenador do projeto social da TV Pelourinho, os quais abrilhantaram a abertura do projeto que aconteceu na Ocupação Cultural Dona Nêga, no Distrito de Santo Antônio, em São Domingos- Bahia, localizado no Território de Identidade do Sisal, a 250 quilômetros de Salvador-Bahia.
 
A previsão no cronograma inicial era de realizar até o mês de maio de 2020 uma série de cursos inteiramente gratuitos na área da produção audiovisual, desenvolvido para jovens, agentes culturais, produtores, gestores e artistas residentes na cidade de São Domingos e região do Sertão da Bahia. Na época foram disponibilizadas 160 vagas, todas gratuitas.
 
Com a chegada do novo coronavírus no Brasil, todas as atividades foram suspensas por tempo indeterminado, impossibilitando a conclusão do projeto. Em função disso, após um período com as atividades interrompidas, o idealizador do projeto, Paulo Freitas, em diálogo com a equipe e orientadores, optaram em realizar as aulas teóricas de forma remota nas plataformas digitais. A decisão de retomar as atividades foi adotada de maneira solidária e articulada, respeitando todos os protocolos sanitários e permitindo aos inscritos a conclusão dos cursos.
 
Os cursos abrem espaço para estimular e exercitar um componente fundamental: a criatividade dos jovens. Somam-se a ela outros conhecimentos que compõem o universo do audiovisual, como Direção e Linguagem, Roteiro, Leitura e Escrita, Desenvolvimento Pessoal e Produção Cultural. Estes elementos estarão presentes ao longo de todos os cursos, de forma transversal às áreas de concentração de conhecimento.
 
Cabe salientar que já foram realizados dois  Workshops: Workshop de Fotografia e Workshop Carreira Artística: Indústria Audiovisual e Redes Sociais. O Workshop de Fotografia foi ministrado pelo orientador Erik Vesch, o qual apresentou alguns conceitos da fotografia como teoria da luz, emoção das cores, composição, enquadramento, ótica, paisagem e retrato. Para um melhor aproveitamento do conteúdo, além da teoria, os participantes exercitaram o olhar através da prática guiada. E o Workshop Carreira Artística: Indústria Audiovisual e Redes Sociais, ministrado pela atriz e produtora Rafaela Ferreira, os participantes desvendaram os caminhos para o desenvolvimento da carreira artística em artes cênicas voltada para o mercado audiovisual: como se tornar ator, como criar seu próprio material de divulgação, como chegar às emissoras e produtoras, como fazer um teste de elenco, decorar texto e se preparar. Além de dicas para criar seu próprio conteúdo audiovisual para as redes sociais e canais.

A iniciativa é uma idealização do Produtor Cultural Paulo Freitas e é viabilizada por meio do Edital Setorial de Audiovisual, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.  
 
Confira as novas datas dos cursos que acontecerão online:
 
Curso de Produção Audiovisual
Período: 06 a 16 de julho de 2021
Horário: 19h
Carga horária: 30h
Capacidade: 20 pessoas
Orientador: Leo Veneza
Curso online
 
Workshop de Produção de Conteúdo Audiovisual com Celular

Data: 10 de julho de 2021
Horário: 14h
Carga horária: 4h
Capacidade: 20 pessoas
Orientador: Leo Veneza
Curso online
 
Curso de Direção de Arte
Período: 19 a 30 de julho de 2021
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 30h
Capacidade: 20 pessoas
Orientador: Andreza Mona
Curso online
 
Curso de Áudio
Período: 02 a 13 de agosto de 2021
Horário: 14h
Carga Horária: 30h
Capacidade: 20 pessoas
Orientador: Elismar Carvalho
Curso online
 
Curso Direção de Fotografia
Período: 02 a 13 de agosto de 2021
Horário: 19h
Carga Horária: 30h
Capacidade: 20 pessoas
Orientador: Elismar Carvalho
Curso online
 
Edição e Montagem
Período: 16 a 27 de agosto de 2021
Horário: 19h
Carga Horária: 45h
Capacidade: 20 pessoas
Orientador: Alex Maia
Curso online
 
Informações e inscrições: luzcamerasertao.com
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.