Notícias

12/06/2021 15:00

Cineclube OSBA realiza debate sobre o musical brasileiro “O que se move”, com participação do diretor Caetano Gotardo

 foto: Divulgação

O Cineclube OSBA, projeto de extensão da Orquestra Sinfônica da Bahia que está em seu terceiro ano de atividades, escolheu para o mês de junho o musical brasileiro “O que se move” (2013), de Caetano Gotardo. Em sua versão virtual, o cineclube indica um filme para o público assistir antes da live debate com músicos da OSBA e pesquisadores de cinema. O debate acontece no dia 16/06, às 19h, com transmissão ao vivo no canal da OSBA no Youtube ( http://bit.ly/cineclubeosbajunho2021 ) e contará com a presença de André Fidelis (Assistente de Arquivo da OSBA e músico),  Wanderley Teixeira pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica e Grupo de Recepção e Crítica da Imagem, ambos da Facom/ UFBA), além do próprio diretor Caetano Gotardo,  que também assina o roteiro e a trilha musical do filme.


A MÚSICA NO CINEMA:
O Cineclube OSBA é um projeto de extensão da Sinfônica da Bahia em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da UFBA e existe desde abril de 2019. Tem como objetivo estreitar as relações entre a música sinfônica e a sétima arte, sendo os debates sempre formados por um músico da OSBA e um pesquisador de cinema do LAF ou indicado pelo laboratório. Com a sua versão digital, o Cineclube OSBA tem tido oportunidade de expandir o debate sobre a música no cinema ao convidar os realizadores das obras, refletindo tanto sobre a importância estética da música na narrativa fílmica quanto sobre o  campo de trabalho deste compositores para obras audiovisuais. Nesta edição de junho, o debate será enriquecido ao unir Caetano Gotardo, diretor, roteirista e um dos compositores da trilha musical do filme “O que se move”, ao crítico e pesquisador de cinema Wanderley Teixeira, ao músico e arquivista de partituras André Fidelis, além da participação de outras pesquisadores integrantes do LAF na sessão de debate.

SOBRE O FILME E O DIRETOR:
"O que se move
" (2013), de Caetano Gotardo, é um filme musical que mescla também os gêneros de drama e comédia que foram inspirados por três contecimentos aleatórios que passaram pelos jornais brasileiros anos antes de sua produção. A obra aborda a trama de três núcleos familiares, em diferentes situações, que precisam lidar com mudanças súbitas em suas vidas que envolvem uma perda brusca ou um reencontro há muito tempo esperado. O filme marca a estreia de Caetano Gotardo na direção de longa-metragem, que já atuou na direção de diversos curtas-metragem, como "Areia" (2008) e "O menino japonês" (2009), ambos exibidos em festivais nacionais e internacionais como a Semana da Crítica do Festival de Cannes, Festival de Havana, festival de Gramado. Além de roteirista e diretor, Gotardo também é ator e montador. Para assistir ao filme  "O que se move", o Cineclube OSBA  recomenda a consulta ao site  Just Watch (www.justwatch.com/br).

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

SERVIÇO:

Data: 16/JUN - CINECLUBE OSBA - Virtual
Indicação de filme: O que se move (2013), de Caetano Gotardo
Participação: Live-Debate com Caetano Gotardo (diretor do filme), André Fidelis ( OSBA) e  Wanderley Teixeira (Laboratório de Análise Fílmica Facom/UFBA)
Horário: 19h
Onde: Live debate transmitida no canal da OSBA no YouTube, no site Just Watch: www.justwatch.com/br, ou no site:  http://bit.ly/cineclubeosbajunho2021
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.