02/06/2021 15:00

#LeiAldirBlanc - Durante o mês de junho, a TVE exibe sete filmes aprovados no Prêmio de Exibição Audiovisual

Fruto da parceria com a Fundação Cultural, por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas), a TVE exibe em sua programação os filmes selecionados no Prêmio de Exibição Audiovisual (Programa Aldir Blanc Bahia). O Prêmio contemplou 18 curta-metragens, 25 longa-metragens, 10 séries e 7 telefilmes, totalizando 60 filmes. O público pode acompanhar as exibições na programação normal da TV.
Confirma a programação dos filmes exibidos na programação da TVE no mês de junho:

- D`Arqueologia (episódios inéditos), segundas, às 20h30

Em 7 episódios de 26 minutos, pesquisas científicas se tornam ponto de partida para uma viagem no tempo ilustrada por entrevistas, registros de recentes escavações na região da Sé - atual Pelourinho, visitas a sítios de naufrágios na Baía de Todos os Santos e heranças do patrimônio cultural entre Salvador e o recôncavo.  Escrita e dirigida pelo cineasta Mateus Damasceno, D`arqueologia apresenta uma narrativa leve e dinâmica, alinhando conteúdo educativo e de entretenimento alçado por aspectos curiosos e divertidos do universo da ciência.

- A Chave (episódios inéditos), Segundas, às 7h30

Fundamentais nas formações sociais e profissionais, os professores são os protagonistas da segunda temporada de A Chave, série que aborda o universo da educação no Brasil. A Chave 2ª temporada acompanha, a cada episódio, a trajetória de educadores, em diferentes localidades, e retrata os desafios, escolhas, e rotina dos docentes. São 15 episódios e mais de 30 histórias que vão da educação indígena à diversidade de gênero, além de abordar a reinserção de presidiários e os desafios da educação rural.

- Turminha Animada, de Segunda a sexta, durante a programação da TV Brasil Animada

O filme é formado por um grupo de personagens que brincam e se divertem em aventuras através de videoclipes musicais, com o objetivo de entreter e estimular o desenvolvimento cognitivo, musical, artístico e educacional de crianças na primeira infância. Os vídeos têm temáticas voltadas para o universo infantil, como a hora do banho, a hora do almoço, as brincadeiras de criança. A Turminha é formada por um grupo de seis amigos super divertidos, o Cachorro de gravata, a Gatinha Delicada, o Sapo Verde de Sapato, a Coelhinha de Florzinha, o Chimpanzé de Boné e Canário de Topete. Cada integrante com sua personalidade, canta, brinca e dança.

- Suspiros de um Trovador, dia 19 às 22h30 e dia 28 às 21h30

O filme documentário revela a vida e obra do poeta popular alagoano, Rodolfo Coelho Cavalcante (1917-1986). Seu filho e cordelista, Isaías Cavalcante – Ismoca, persegue sua vida pela Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro e vivencia sua obra literária, seja declamando poesias, lendo cordéis, negociando livretos nas feiras, ruas e reencontrando amigos e poetas.

- Bailão sobre o São João, quintas às 21h30 e segundas às 21h

A obra seriada de documentário, conta com seis episódios de 26 minutos de duração. Na série “Bailão”, oito personagens diferentes, participantes de um concurso de quadrilhas, realizado em Salvador – BA, revelam o dia a dia, a paixão, desafios, tradição e a arte envolvidos no universo das competições que marcam os festejos juninos na Bahia e em diversos estados brasileiros.

- Cariri Encantado, dia 05 às 22h30 e dia 07 às 21h30

O Documentário Cariri Encantado, dos Diretores Felipe Wenceslau e Augusto Pessoa é um recorte audiovisual que registra através de sua narrativa alguns aspectos da cultura popular nordestina, um universo rico em imagens, cores e sons que trazem histórias de vida e tradições seculares de uma região do Brasil ainda desconhecida de muitos. Com Filmagens realizadas entre os estados do Ceará, Pernambuco e Bahia a obra desperta uma reflexão na busca da essência do povo Nordestino e suas raízes.

- A Ópera Negra do Portal do Sertão, dia 12 às 22h30 e dia 21 às 21h30

O vídeo traz questões raciais, preconceitos e revela através dos argumentos que a festa em si é só uma comemoração do calendário católico e de dever religioso, mas que, no tocante às vidas desses fazedores dessa cultura ainda sofrem muito preconceito. O trabalho mostra a figura do vaqueiro, o símbolo do sertão na profissão. O vaqueiro segue o ritual de apresentações indo a frente com sua indumentária denominada terno de couro e o ferrão de tanger o gado, símbolo de resistência de uma profissão hoje reconhecida por Decreto de lei.

Aldir Blanc Bahia - Esses vídeos também farão parte do Circuito Luiz Orlando de Exibição, quando do retorno das atividades presencias nos pontos de exibição pelo estado. São, ao todo, 125 pontos distribuídos em 102 cidades com Escolas Culturais. Os vídeos são frutos do Prêmio de Exibição Audiovisual, um dos instrumentos da Fundação Cultural do Estado para a utilização de recursos oriundos do Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:
D`Arqueologia (episódios inéditos)
Quando: Segundas às 20h30
Onde: Site  ou na programação normal da TV
A Chave (episódios inéditos)
Quando: segundas, às 7h30
Onde: Site  ou na programação normal da TV