Notícias

02/06/2021 10:00

OSBA realiza São João Sinfônico Virtual

foto: Divulgação

Foto Fernando Gomes


A chegada do mês de junho em meio ao isolamento social para o combate ao Covid-19, pelo segundo ano consecutivo, vem junto com toda uma memória afetiva dos festejos juninos, que vai dos ritmos musicais, como o forró, o baião e o xote, passando pelo colorido das bandeirolas e as comidas de milho. Pelo quinto ano consecutivo, a Orquestra Sinfônica da Bahia se integra a esta data tão importante no calendário nordestino e realiza o São João Sinfônico - Dominguinhos80Anos, em sua segunda edição virtual, que vai ao ar no canal da OSBA no YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia), no dia 23 de junho, às 19h.


Nesta quinta edição, o concerto junino da OSBA homenageia Dominguinhos, que em 2021 completaria 80 anos. O repertório conta com os grandes sucessos do compositor e instrumentista, "Abri a porta", "De volta pro aconchego" e "Eu só quero um xodó", com participação especial do cantor pernambucano Lenine e da cantora baiana Aiace e dos músicos Mestrinho e Marcelo Caldi.


A programação de junho da OSBA está bastante diversa: tem Osba em Casa #Virtual interpretando Villa-Lobos (03/06), live Viagens Sinfônicas sobre o tema de Romeu e Julieta na música sinfônica (12/06), live OSBA Talks sobre cinco anos de São João Sinfônico da OSBA (22/06) e vídeo musical Memórias Juninas, no dia 24/06, com participação de Caetano Veloso interpretando “Genipapo Absoluto”, numa versão com músicos da orquestra e com participação do público através de comentários sobre as suas lembranças do São João, colhidos de uma campanha nas redes sociais da orquestra.


OSBA EM CASA #VIRTUAL: os vídeos musicais da série "OSBA em Casa #Virtual" estão de volta e iniciamos a programação deste mês com um solo de vibrafone de Paulo Zorzetto, timpanista-solista e chefe do naipe de percussão da OSBA, interpretando a Ária (Cantilena) das Bachianas Brasileiras nº 5, de Villa-Lobos, uma das obras mais conhecidas do compositor e das mais emblemáticas do nosso repertório de música de concerto. O vídeo vai ao ar no dia 03 de junho, às 20h, no canal da OSBA no YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia). 


LIVE VIAGENS SINFÔNICAS: a peça "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, escrita entre 1591 e 1595, é um clássico imensurável da dramaturgia ocidental, uma das peças mais encenadas do mundo e uma das mais exploradas em outras expressões artísticas, como o cinema e a música. Na história da música sinfônica, também foi um tema constante, trazido por compositores como o russo Tchaikovsky, com uma abertura-fantasia de 1880; com a ópera do compositor francês Gounod, que estreou em 1867 e com o balé do compositor russo Prokofiev, que estreou em 1940. Para falar sobre essas adaptações musicais igualmente celebradas, o maestro Carlos Prazeres realiza a live de escuta guiada Viagens Sinfônicas, que acontece no dia 12 de junho, às 19h, no perfil de Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia). Apesar da temática trágica, a orquestra escolheu este tema para o Dia dos Namorados como uma celebração do amor puro, independentemente das adversidades.


LIVE OSBA TALKS: O São João Sinfônico é um dos projetos mais queridos do público e já faz parte do calendário da OSBA. Neste quinto ano de concerto junino, ainda que em versão virtual, o maestro Carlos Prazeres relembra com o músico e arranjador Marcelo Caldi, que sempre foi presença cativa neste evento, alguns dos melhores momentos do São João da OSBA, assim como também conversam sobre a relação entre música sinfônica e música popular, especialmente os ritmos caros ao período junino, como o forró e o xote. A live OSBA Talks acontece no dia 22 de junho, às 19h, no Instagram da OSBA ( @orquestrasinfonicadabahia).


VÍDEO MEMÓRIAS JUNINAS: o São João é uma das festividades mais importantes do nordeste e da Bahia. Vivenciar o período junino em isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, pelo segundo ano consecutivo, é uma tarefa difícil para os baianos em geral. Para celebrar esta memória afetiva mais perto do seu público-crush, a OSBA realiza o vídeo musical "Memórias Juninas", com participação especial de Caetano Veloso, interpretando uma versão junto com músicos da orquestra de "Genipapo Absoluto", música que resgata lembranças que o compositor tem do São João na Bahia, a começar pelo título, que remete ao licor de Genipapo tão tradicional no nosso estado. Este vídeo especial terá ainda participação do público, que será convocado nas redes sociais da OSBA a compartilhar lembranças por escrito, que integrarão o material final que vai ao ar no dia 24 de junho, às 20h, no canal de Youtube da Sinfônica da Bahia (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia).


CAMERATAS DA OSBA: a programação de junho das Cameratas da OSBA, projeto de extensão da Sinfônica da Bahia formado pelos grupos Opus Lumen, Quadro Solar, Bahia Cordas e Quarteto Novo, se inicia no dia 01/06 às 16h, com live da camerata Quadro Solar no projeto "Terças Musicais", que acontece no Instagram do Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia). Traz ainda os vídeos musicais do Café com as Cameratas #Drops, projeto especial de quarentena das cameratas. No dia 14/06 vai ao ar no Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia) o vídeo musical com a camerata Opus Lumen interpretando o movimento "I - Velo que Bonito", da “Suite Latino Americana N° 1 para Quinteto de Sopros” e do compositor Ernst Widmer. Já no dia 21/06 a Bahia Cordas traz um vídeo interpretando "Humoresque", peça de Dvorák. Os dois vídeos musicais também serão publicados em dias subsequentes nos perfis de Instagram do Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial) e das instituições parceiras Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia), Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia) e Programa Corra pro Abraço (@programacorraproabraco), de modo que as cameratas sigam levando música para o público destes espaços.


Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) - entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) - realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.