30/04/2021 11:50

#LeiAldirBlanc - Durante o mês de maio, a TVE exibe sete filmes aprovados no Prêmio de Exibição Audiovisual

Fruto da parceria com a Fundação Cultural, por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas), a TVE exibe em sua programação os filmes selecionados no Prêmio de Exibição Audiovisual (Programa Aldir Blanc Bahia). O Prêmio contemplou 18 curta-metragens, 25 longa-metragens, 10 séries e 7 telefilmes, totalizando 60 filmes. O público pode acompanhar as exibições na programação normal da TV.

Confirma a programação dos filmes exibidos na programação da TVE no mês de maio:

- Aprender a ler pra ensinar meus camaradas, sábado, 1º de Maio, às 22h
Uma jornada de dois músicos angolanos pela Bahia. Um documentário musical que aborda a descoberta de uma herança africana, revelada através da música e de encontros com artistas baianos que tem seus trabalhos alicerçados na cultural afrobrasileira.

- D`Arqueologia (episódios inéditos), segundas, às 20h30
Em 7 episódios de 26 minutos, pesquisas científicas se tornam ponto de partida para uma viagem no tempo ilustrada por entrevistas, registros de recentes escavações na região da Sé - atual Pelourinho, visitas a sítios de naufrágios na Baía de Todos os Santos e heranças do patrimônio cultural entre Salvador e o recôncavo.  Escrita e dirigida pelo cineasta Mateus Damasceno, D`arqueologia apresenta uma narrativa leve e dinâmica, alinhando conteúdo educativo e de entretenimento alçado por aspectos curiosos e divertidos do universo da ciência.

- A Chave (episódios inéditos), Segundas, às 7h30
Fundamentais nas formações sociais e profissionais, os professores são os protagonistas da segunda temporada de A Chave, série que aborda o universo da educação no Brasil. A Chave 2ª temporada acompanha, a cada episódio, a trajetória de educadores, em diferentes localidades, e retrata os desafios, escolhas, e rotina dos docentes. São 15 episódios e mais de 30 histórias que vão da educação indígena à diversidade de gênero, além de abordar a reinserção de presidiários e os desafios da educação rural.

- Turminha Animada, de Segunda a sexta, durante a programação da TV Brasil Animada
O filme é formado por um grupo de personagens que brincam e se divertem em aventuras através de videoclipes musicais, com o objetivo de entreter e estimular o desenvolvimento cognitivo, musical, artístico e educacional de crianças na primeira infância. Os vídeos têm temáticas voltadas para o universo infantil, como a hora do banho, a hora do almoço, as brincadeiras de criança. A Turminha é formada por um grupo de seis amigos super divertidos, o Cachorro de gravata, a Gatinha Delicada, o Sapo Verde de Sapato, a Coelhinha de Florzinha, o Chimpanzé de Boné e Canário de Topete. Cada integrante com sua personalidade, canta, brinca e dança.

- Depois da chuva, sábado, 08 de maio, às 22h30
De inspiração autobiográfica, o roteiro de Cláudio Marques traz Caio (Pedro Maia), um adolescente de espírito libertário que vive seu despertar político e amoroso no momento em que a população brasileira experimenta a euforia do término da ditadura e a esperança de assumir as rédeas do país. A trama procura trazer a atmosfera dos anos 80, marcados pelo começo da epidemia da Aids, pela força do punk-rock e pela ameaça de uma guerra nuclear. Junto à tensão política, esses elementos compõem o pano de fundo dessa narrativa, que apresenta experiências atemporais da juventude, sendo capaz de dialogar com os mais variados públicos

- Diário de Classe, sábado, 15 de maio, às 22h30
Racismo, machismo, desigualdade social, preconceito e precariedade da educação são alguns dos temas abordados neste documentário. Em “Diários de Classe”, os diretores Maria Carolina e Igor Souza abordam como todas essas questões refletem na educação de jovens e adultos periféricos em um sistema que os ignora historicamente. Porquê de essas mulheres - que representam os mais de 13 milhões de brasileiros analfabetos - estarem na classe de aula em sua vida adulta? Qual seria o motivo que as afastou durante tanto tempo da escola?

- Yabás, 13 de maio, às 20h30 e 15 de maio, às 14h30
O filme é um registro sensível e comovente sobre a fundamental importância das mulheres no Bembé do Mercado. Permeado de imagens do ritual e de depoimentos das mulheres  que são autoridades do Candomblé na cidade de Santo Amaro - Ba, o documentário mostra as relações de gênero dentro da celebração do ritual de fé foi realizada em seu centésimo trigésimo ano de existência e resistência, em planos que nos transportam e convidam a participar das reflexões sobre a importância de honrar uma tradição de fé e ancestralidade.

Aldir Blanc Bahia - Esses vídeos também farão parte do Circuito Luiz Orlando de Exibição, quando do retorno das atividades presencias nos pontos de exibição pelo estado. São, ao todo, 125 pontos distribuídos em 102 cidades com Escolas Culturais. Os vídeos são frutos do Prêmio de Exibição Audiovisual, um dos instrumentos da Fundação Cultural do Estado para a utilização de recursos oriundos do Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:
Aprender a ler pra ensinar meus camaradas,
Quando:  1º de Maio, às 22h
D`Arqueologia (episódios inéditos)
Quando: segundas, às 20h30
Onde: Site  ou na programação normal da TV
A Chave (episódios inéditos)
Quando: segundas, às 7h30
Turminha Animada