Notícias

22/04/2021 13:30

#AldirBlanc - Espetáculo "Pequenas Histórias de Impossíveis Amores" está em cartaz de 23 a 30 de abril no youtube

foto: Divulgação

 

Uma peça que nasce de um livro de contos. Um jeito de fazer teatro em tempos de ausência e ensaios por videochamadas. Tudo na vida e na ficção entre o tragicômico, o melodramático, com pitadas de literatura policial, horror e fotonovelas. Pequenas Histórias de Impossíveis Amores é uma montagem teatral, realizada em formato digital, com direção de Paula Lice, com dramaturgia de Gildon Oliveira. O público vai poder conferir de 23 a 30 de abril, através do canal no YouTube do próprio projeto, cada um dos contos e suas narrativas lacrimejantes mas também divertidas. E no dia 01 de maio, a obra na íntegra e o lançamento do e-book que reúne todos os contos.

O projeto nasce da amizade entre a diretora e o dramaturgo e o desejo de reunir no teatro o interesse dos dois na linguagem do melodrama, na estética das telenovelas e das séries de TV, encarnadas nos corpos do elenco formado por Andréa Rabelo, Cibele Marina, Fábio Osório Monteiro, Karol Senna, Leonardo Teles, Mônica Santana e Véu Pessoa. Pensado como webteatro, o espetáculo integra a presença do elenco com experimentação da linguagem audiovisual, contando com a coordenação técnica de Vinicius Bustani, que também fez a assistência de direção ao lado de Tais Bichara. O projeto gráfico é de Lia Cunha e Isabella Coretti, da editora Duna, fotografias de Caio Lírio, trilha sonora original e locução de Heitor Dantas, e montagem de Klaus Hastenreiter, da Olho de Vidro Produções.

Para a diretora, os contos revelam o espírito do autor: “elas são um pouco como seu autor, uma vertigem interessada no encontro entre aquilo que poderia ter sido e aquilo que ficou dilacerado. São histórias impossíveis porque nascem desse encontro esgarçado. São histórias possíveis porque criamos um corpo coletivo para elas. É uma peça, é um livro de contos, é um flerte com o policial, com o tragicômico, é um melodrama que alimenta nossas fantasias mais arquetípicas”.

No espetáculo e no livro, o público vai conhecer sete histórias marcadas pela presença de mulheres insubmissas, que desafiam posições engessadas e escolhas alheias ao seu próprio arbítrio e homens guiados pelo desejo, como pulsão de vida e de morte. São histórias que espelham a vida, com um retrato de família envelhecido pelo tempo e pelas adversidades do viver.

O livro - "Pequenas Histórias de Impossíveis Amores" será lançado em formato e-book, publicado pela editora Duna, reunindo todos os contos. A publicação digital também flerta com a estética das fotonovelas e explora o gênero melodramático com auxílio das fotos produzidas por Caio Lírio. O projeto gráfico é assinado por Lia Cunha e Isabella Coretti e o livro estará disponível para download, a partir das 19h do dia 01 de maio, no portfólio online da Duna, em dunaeditora.myportfolio.com/ebooks.

Sinopse: Para uma possível história de amor é preciso preencher condições necessárias e ser, ter, existir, realizar... Uma história de amor possível é como a vida: Exigente! Deve ser por isso que existem tantas histórias de amores impossíveis. Ou ainda... Os corações persistentes que se engajam em vivências e compõem narrativas de amores “semi-possíveis”, quase possíveis, amores que por um triz... Mas tanto acontece... No mínimo

podemos narrar os excessos nas composições de amor com suas condições de conquistas, lutas, investimentos, cansaços e persistências. Histórias nunca hão de faltar já que possível o amor é e tem a dificuldade depositada em crenças.

Pequenas Histórias de Impossíveis Amores tem produção de Tais Bichara e Paula Lice. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O projeto será inteiramente disponibilizado de forma livre e gratuita. Tanto o espetáculo no youtube, quanto o e-book para download no site da editora Duna. Mas quem quiser e puder, tem a opção de contribuir financeiramente com a equipe de realização através do sympla, com contribuições que vão de R$10 a R$50.

Programação completa

23 de abril (sexta), às 20h
Estreia do 1º episódio: A vesga, a mais fiel
No canal do YouTube Pequenas Histórias de Impossíveis Amores
Disponível até 22h

24 de abril (sábado), às 20h
Estreia do 2º episódio: Tubaína
No canal do YouTube Pequenas Histórias de Impossíveis Amores
Disponível até 22h

25 de abril (domingo), às 20h

Estreia do 3º episódio: Pequena História Ridícula de Amor e Morte
No canal do YouTube Pequenas Histórias de Impossíveis Amores
Disponível até 22h

26 de abril (segunda), às 20h
Estreia do 4º episódio: Amor, Sinistro Amor - Parte 1
No canal do YouTube Pequenas Histórias de Impossíveis Amores
Disponível até 22h

27 de abril (terça), às 20h
Estreia do 5º episódio: Cintura fina, cintura de pilão
No canal do YouTube Pequenas Histórias de Impossíveis Amores
Disponível até 22h

28 de abril (quarta), às 20h
Estreia do 6º episódio: Sentimentos “xifopaguianos”
No canal do YouTube Pequenas Histórias de Impossíveis Amores
Disponível até 22h

29 de abril (quinta), às 20h
Estreia do 7º episódio: Amor, Sinistro Amor - Parte 2
No canal do YouTube Pequenas Histórias de Impossíveis Amores
Disponível até 22h

30 de abril (sexta), às 20h
Estreia do 8º episódio: Maldita ou Um corpo é apenas um corpo, mas uma língua… Ah!
No canal do YouTube Pequenas Histórias de Impossíveis Amores
Disponível até 22h

01 de maio (sábado)
- Live de lançamento do e-book, com Gildon Oliveira e Paula Lice, às 19h no Instagram (@pequenashistoriasdeamores)
- Estreia do espetáculo na íntegra, às 20h no canal do YouTube Pequenas Histórias de Impossíveis Amores
Disponível até 05 de maio às 20h

Para mais informações:
Instagram: @pequenashistoriasdeamores
Email: projetopequenashistorias@gmail.com

FICHA TÉCNICA ESPETÁCULO


Texto - Gildon Oliveira
Direção e Dramaturgia - Paula Lice
Elenco: Andréa Rabelo, Cibele Marina, Fábio Osório Monteiro, Karol Senna, Leonardo Teles, Mônica Santana e Véu Pessoa
Assistência de Direção - Tais Bichara e Vinicius Bustani
Coordenação Técnica de Filmagem - Vinicius Bustani
Produção - Tais Bichara e Paula Lice
Fotografias - Caio Lírio
Arte Gráfica - Lia Cunha e Isabella Coretti | DUNA
Montagem - Klaus Hastenreiter | Olho de Vidro Produções
Trilha sonora original e locução - Heitor Dantas
Comunicação - Mônica Santana e Tais Bichara
Motoboy - Carlos Henrique Menezes

FICHA TÉCNICA LIVRO


Autor - Gildon Oliveira
Apresentação - Paula Lice
Projeto gráfico e coordenação editorial - Lia Cunha e Isabella Coretti
Revisão - Guacira Cavalcante
Produção - Tais Bichara
Fotografias - Caio Lírio
Elenco das fotografias - Andréa Rabelo, Cibele Marina, Fábio Osório Monteiro, Karol Senna, Leonardo Teles, Mônica Santana e Véu Pessoa
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.