Notícias

22/04/2021 10:30

#LeiAldirBlanc - Memorial revela páginas da história das artes e do espetáculo na Bahia

foto: Divulgação

Durante duas décadas, vários documentos ficaram acumulados em diferentes suportes, da produção do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia - SATED Bahia. Este acervo revelou documentação de diversos perfis, como o administrativo, jurídico, institucional, de capacitação e de atividade cultural, de 1970 a meados dos anos 2000.


Com objetivo de resguardar esta memória, o SATED está lançando o "Memorial SATED" que também visa recuperar o acervo que se encontra sem tratamento arquivístico. A proposta vai trabalhar com acondicionamento apropriado, mostrando a evolução da história do Sindicato, além das trajetórias e atuações na vida cultural baiana ao longo desses anos.


"É um sonho que se realiza em um momento tão delicado da nossa história, pois há mais de uma década tinha um projeto para realização desse processo organizacional da memória do SATED, mas sem fomento para realizá-lo, sendo somente por conta desse suporte público para a área cultural na pandemia que conseguimos concretizar esse desejo", comenta o atual presidente da Instituição, Fernando Marinho.


O projeto conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia, via Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Documentos em vários suportes, como papéis, vídeos, fitas cassete, cartazes, programas, revistas, jornais, entre outros, foram separados, higienizados, restaurados, identificados, classificados e devidamente acondicionados, e todo o acervo será digitalizado e disponibilizado para acesso remoto, virtualmente.

 

Serviço:

O que: Memorial SATED

Quando: 23 de abril

Onde: Instagram - @satedbaoficial

Facebook - Sindicato dos Artistas e Técnicos da Bahia

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.