Notícias

15/04/2021 17:00

#AldirBlanc - A Chave: série baiana aborda os desafios da educação no Brasil pelo olhar dos professores


foto: DivulgaçãoFundamentais nas formações sociais e profissionais, os professores são os protagonistas da segunda temporada de A Chave, série que aborda o universo da educação no Brasil e ganha as telas da TVE toda segunda-feira, a partir das 7h30. Na próxima segunda (12), vai ao ar o segundo episódio do projeto que acompanha a trajetória de educadores, em diferentes localidades, e retrata os desafios, escolhas, e rotina dos docentes.


São 15 episódios e mais de 30 histórias que vão da educação indígena à diversidade de gênero, além de abordar a reinserção de presidiários e os desafios da educação rural. “São histórias que emocionam, provocam e ampliam os horizontes dos telespectadores ao fugir das leituras recorrentes e propor um retrato humano dos desafios e das realizações que os professores enfrentam para realizar o desafio de educar”, define Vânia Lima, idealizadora e diretora geral da série, que tem apresentação da jornalista Marília Randam e da atriz e apresentadora Jane Santa Cruz.

O episódio desta segunda-feira (12) navega pela história da educação no Brasil a partir das visões e experiências de educadores que assumiram para si as missões de manter vivas as heranças deixadas por Anísio Teixeira e Paulo Freire. O primeiro personagem ensina no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, atuando na formação de professores. O segundo é um professor universitário que se orgulha de ter sido aluno de Paulo Freire.

Conteúdo original da TêmDendê Produções, A Chave é realizada com recursos da Agência Nacional de Cinema (Ancine), por meio do Prodav 01 e conta com apoio técnico da Secretaria de Educação da Bahia. A obra agora ganha as telas da TVE, tendo sido contemplada no Prêmio de Exibição Audiovisual, com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A série tem roteiros assinados por Tiago Pinho, Paulo Trocolli e Vânia Lima, direção de episódios de Rodrigo Luna e Luiz Lippel, direção geral de Vânia Lima, fotografia de Claudio Antônio de Jesus e direção de montagem de Taguay Tayussy Brandão.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.