Notícias

05/04/2021 11:00

#AldirBlanc - "Gestão de Projetos" com Solange Moraes é o tema da última Live de Roteiristas

foto: Divulgação

 

As mudanças no mercado audiovisual brasileiro exigem dos produtores visão estratégica do negócio, capacidade de gerenciamento e comercialização e conhecimento de práticas de mercado desde a produção até a distribuição de uma obra audiovisual, ou seja, uma visão 360º da produção de conteúdo. O que isso tem a ver com roteiristas? Inseridos dentro de um ecossistema em que cada vez mais precisam conhecer aspectos legais, formais e estratégicos do mercado audiovisual, os roteiristas fazem parte de um cenário de mudanças da produção audiovisual brasileira. E para seduzir o mercado às suas narrativas, é preciso conhecê-lo a fundo.
Neste sentido, o último encontro da segunda temporada da Live de Roteiristas será realizado nesta terça (06), às 16h, e vai trazer o tema “Gestão de Projetos” com a produtora executiva, Solange Moraes, que vai abordar as técnicas e nuances de gestão audiovisual e a interface com roteiristas no mercado.

Um ano de Live

Para as produtoras e realizadoras da Live de Roteiristas, Ceci Alves e Carollini Assis, trazer esta última live num momento tão importante que é a comemoração de um ano de início do projeto faz toda a diferença. 
"Costumamos afirmar que quando o mundo deu um pause, a gente apertou o play. A pandemia foi o nosso start para um projeto que congrega afetos, negócios e conhecimento. Ficamos felizes com o crescimento da nossa Live e esse é o combustível para continuarmos investindo nos diálogos entre roteiristas e o mercado audiovisual", afirma Carollini.

Para Ceci, “completar esse primeiro ano é uma reafirmação da importância do trabalho dos roteiristas no mercado audiovisual, a crescente demanda que existe por investimentos nessa formação e principalmente o quanto precisamos estabelecer mais diálogos e escutas sobre nossa atividade em intersecção com as outras áreas. Estamos muito felizes em poder ser um elo de convergência”, afirma.

Solange Souza Lima Moraes - Produtora Executiva, graduada em Cinema pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Nascida em Lençóis, é sócia da Araçá Filmes, produtora com mais de 40 filmes, entre curtas, documentários e longas metragem. Possui mais de 30 anos de experiência com cinema e audiovisual. Nesse momento, acaba de lançar o longa-metragem Longe de Paraíso, dirigido por Orlando Senna, que foi rodado na Chapada Diamantina e acaba de ganhar o prêmio de público como Melhor Filme no Festival de Brasília.
Foi presidente da Associação Brasileira de Documentaristas - ABD Nacional, entidade que existe nos 27 territórios brasileiro, membro titular do Conselho Superior de Cinema, nos governos Lula/Dilma, do Conselho Nacional de Políticas Culturais - CNPC e do Conselho de Cinema da Secretaria do Audiovisual - SAV. Atualmente, finaliza dois longas: A Pele Morta, rodado na América Latina, e "Nina
", rodado em Salvador. Ambos serão lançados em 2021. Há 12 anos realiza a Oficina de Roteiro de Orlando Senna, em Lençóis.


Projeto A 
"Live de Roteiristas", em 2021, contou com 15 encontros e 15 convidados, distribuídos em 30 horas de conteúdo. Em sua primeira edição no ano de 2020, durante seis meses da pandemia no Brasil (de março a outubro), o projeto realizou 21 encontros com 25 convidados diferentes, e um público de mais de 2.500 pessoas, dentre escritores, autores, pesquisadores, estudantes e profissionais do audiovisual.

Carollini Assis e Ceci Alves receberam grandes nomes do audiovisual nacional e internacional, como Karim Ainouz (indicado ao Oscar por "A Vida Invisível"); o produtor internacional Rodrigo Teixeira (ganhador do Oscar com o filme "Me chame pelo seu nome"), Eliseo Altunaga (ganhador do Oscar com o filme "Uma Mulher Fantástica" e indicado pelo chileno "No"), a novelista Thelma Guedes (Órfãos da Terra, O Profeta, Cordel Encantado, etc.), dentre outros profissionais. Para participar do evento, a pessoa interessada poderá fazer inscrição através do e-mail: vamosfazercoisasjuntos@gmail.com. As inscrições são gratuitas.


O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:
Live de Roteiristas - Solange Souza Lima Moraes

Tema: "Gestão de Projetos
"
Quando: Terça (06/04), às 16h
Inscrições: Gratuitas através do e-mail: vamosfazercoisasjuntos@gmail.com
Classificação: Livre


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.