Notícias

30/03/2021 10:30

#AldirBlanc - Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste realiza sua quarta edição de 1 a 10 de abril

foto: Divulgação

 

A partir de 01 de abril começa em formato online a quarta edição da Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste. Com mais de 40 filmes em sua programação, o cinema produzido no Nordeste volta a ganhar destaque com o evento. Tendo filmes de todos os estados que compõe a região, a mostra dessa vez ocorre em caráter não competitivo.

A MostraCCN vai até o dia 10 de abril, curtas e longas-metragens que compõe essa edição estão divididos em dez programas, sendo que cada programa carrega um recorte com filmes que dialogam entre si desde por temáticas ou por conceitos estéticos em suas propostas.

Além da exibição de filmes outras atividades fazem parte da programação do evento. No primeiro dia a Masterclass com o cineasta e pesquisador Marcelo Ikeda com mediação do jornalista João Paulo Barreto sobre a produção cinematográfica contemporânea do Nordeste. Também ocorrerá na mostra os seminários: "Walter da Silveira: O Pensamento Crítico Cinematográfico como defesa do Cinema Brasileiro
" com a pesquisadora e professora do curso de cinema da UFRB Cyntia Nogueira e o crítico de cinema João Paulo Barreto. E outro seminário que faz parte da programação é "Caixa d'água, quilombo é esse? e a importância da memória para a reconstrução da imagem do povo preto?" com as cineastas Everlane Moraes e Luciana Oliveira.


A mostra também ofertará curso, oficinas e consultoria ligadas a área cinematográfica. O curso "Introdução à cinefilia: pensamento crítico e curadoria" será aplicado pelo crítico de cinema Adolfo Gomes. Já a artista visual e cineasta Lia Letícia ficará à frente da oficina de Videoarte. E pela primeira vez a mostra oferece consultoria de roteiro para curta-metragem tendo a cineasta Ceci Alves como mentora.

A IV Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO
Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste
Quando: 01 a 10 de abril de 2021
Onde: mostraccn.art.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.