27/03/2021 08:30

#AldirBlanc - "Live de Roteiristas" discute sobre acordos legais com a advogada Junia Lemos nesta terça-feira (30)

Live de Roteiristas, projeto pioneiro que reúne profissionais do audiovisual desde março de 2020, quando teve início a pandemia no Brasil, comemora um ano de existência com um debate sobre acordos legais que todo roteirista deve conhecer. O tema já foi abordado anteriormente e foi um dos mais acalorados encontros do projeto, comprovando a grande lacuna de conhecimentos nesse campo e a necessidade de entendimento sobre as relações comerciais entre roteiristas e agentes de mercado. Por isso a necessidade de revisitá-lo nessa edição comemorativa.
Para a masterclass desta terça (30), às 16h, foi convidada a advogada e também roteirista Junia Lemos. A partir das experiências desenvolvidas por ela durante sua trajetória no audiovisual, Junia vai abordar os trâmites de acordos legais celebrados entre roteiristas e instâncias do mercado, com exemplo de vivências e dicas de como lidar na hora de comercializar o roteiro e/ou projeto audiovisual, visando minimizar problemas futuros nas relações e reiterar a importância de acordos contratuais nos negócios criativos.

Carollini Assis e Ceci Alves, realizadoras do projeto, acreditam que esse tema é de extrema importância para os roteiristas e que sintetiza o espírito do projeto de Lives.
"Estou muito feliz com a existência do projeto e sua pertinência. Quando pensamos na Live de Roteiristas, imaginamos principalmente uma abordagem para além do conteúdo, e por isso elaboramos o Eixo Negócios. Geralmente os criativos estão muito empenhados no seu fazer artístico e terminam perdendo em muitos aspectos na hora de negociar seus projetos e roteiros", afirma Carollini. Para Ceci, "completamos um ano discutindo um tema atual e muito importante para os roteiristas. Compreender os aspectos legais e investir nisso, é garantir o respeito a seu trabalho e a seus direitos enquanto artista. Não se deve jamais assinar nenhum contrato sem que um advogado de entretenimento avalie e balize o mesmo segundo os nossos interesses. É imprescindível essa consultoria jurídica para boas relações comerciais".

Junia Lemos
Junia Lemos é pós-graduada em Roteiro pela FAAP, graduada em Direito pela USP e atriz pelo INDAC. Desde sua graduação trabalha no mercado audiovisual como produtora, advogada e roteirista. Ano passado, recebeu o Prêmio de Melhor Pitching no Concurso de Piloto de Série do FRAPA/2020 com a comédia
"Lâne & Eli" e 2º lugar no Prêmio Cabíria/2020 com o mesmo projeto. Participou do LabGuión/2020 com apoio Ibermedia e foi ganhadora do Edital Novos Roteiros ICAB/OEI 2020 com o projeto de longa metragem "Antes que Viremos Fumaça". É também advogada associada do BSA Advogados, com atuação focada em direito do entretenimento.

Projeto Live de Roteiristas

A "Live de Roteiristas", em 2021, vai contar com 15 encontros e 17 convidados, distribuídos em 30 horas de conteúdo. Em sua primeira edição no ano de 2020, durante seis meses da pandemia no Brasil (de março a outubro), o projeto realizou 21 encontros com 25 convidados diferentes, e um público de mais de 2.500 pessoas, dentre escritores, autores, pesquisadores, estudantes e profissionais do audiovisual.
Carollini Assis e Ceci Alves receberam grandes nomes do audiovisual nacional e internacional, como Karim Ainouz (indicado ao Oscar por
"A Vida Invisível"); o produtor internacional Rodrigo Teixeira (ganhador do Oscar com o filme "Me chame pelo seu nome"), Eliseo Altunaga (ganhador do Oscar com o filme "Uma Mulher Fantástica" e indicado pelo chileno "No"), a novelista Thelma Guedes (Órfãos da Terra, O Profeta, Cordel Encantado, etc.), dentre outros profissionais.

Para participar do evento, a pessoa interessada poderá fazer inscrição através do e-mail: vamosfazercoisasjuntos@gmail.com. As inscrições são gratuitas.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Live de Roteiristas - Masterclass com Junia Lemos
Tema: "Acordos Legais que todo roteirista deve conhecer"
Quando: Terça (30/03), às 16h
Inscrições: gratuitas através do e-mail vamosfazercoisasjuntos@gmail.com