01/02/2021 13:30

#AldirBlanc - Projeto in-passe é lançado com mostra de trabalho online sobre dança, poesia e audiovisual

Nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2021, às 19h, acontecerá o lançamento do projeto In-passe com a realização da Mostra de Trabalho Online, que tem o objetivo de conectar o público ao processo criativo do projeto e ampliar a discussão da pesquisa envolvendo isolamento social, dança contemporânea e pernas de pau, com o debate sobre os seguintes temas: Audiovisual e Poesia, com o cineasta Edson Bastos e a poeta Dra. Daniela Galdino, e Dança e Audiovisual, com o mestre, coreógrafo e dançarino Matias Santiago e o diretor e mestre Jorge Alencar. A Mostra é primeira ação do projeto voltada ao público, que terá a oportunidade de participar de um bate-papo com os convidados, e será transmitida pelo canal da União instável Creaciones no youtube (https://www.youtube.com/channel/UCbnlpMpaqp8GOkNr30_N29A).

O Projeto In-passe é fruto da pesquisa em dança contemporânea atrelada à técnica circense de pernas de pau feita pelo ator, dançarino e diretor Claudio Machado, que já resultou em um solo e na performance itinerante Ex-passorealizada em praias de Salvador, em 2018, numa parceria com os intérpretes Clara Garcia Espada, João Rafael Neto e Matias Santiago. Visto como uma 3ª obra dessa pesquisa, o projeto propõe a criação de um videoarte com o mesmo elenco, explorando cenas em suas residências que coloquem em evidência inquietações, inseguranças, desejos e conflitos frutos desse tempo de total instabilidade. Com direção artística de Claudio Machado e direção audiovisual de Edson Bastos e Henrique Filho - Voo Audiovisual,a obra será composta por imagens dos intérpretes em movimento sobre as pernas de pau na relação com seu espaço – íntimo, cotidiano e isolado –, em contraste com imagens inéditas captadas na temporada de Ex-passo, em ambiente externo e em contato com o outro.

Além das Mostras, o projeto realizará exibições gratuitas do VideoarteIn-passe, ações de Mediação Cultural e de AcessibilidadeO projeto é uma realização da União Instável Creaciones em parceria com a produtora Ramona Gayão e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.