Notícias

27/11/2020 19:10

#EditalAudiovisual - Incuba Filmes divulga os roteiristas selecionados para o Laboratório de Roteiros 2020

foto: Divulgação

A plataforma Incuba Filmes, uma iniciativa para o fortalecimento das práticas audiovisuais para profissionais iniciantes da Bahia, acaba de divulgar os projetos selecionados para a primeira edição do seu Laboratório de Roteiros.

 

O Laboratório de Roteiros 2020 recebeu inscrições de roteiristas iniciantes de todo o estado da Bahia, e foram selecionados 10 roteiros de curta-metragem, todos de escritores iniciantes da Bahia.

 

Novos talentos

 

A Incuba Filmes busca promover a difusão, produção e formação no campo do audiovisual para novos realizadores, pesquisadores e produtores da área no Estado da Bahia. O Laboratório de Roteiros foi idealizado com esta ideia: permitir que escritores iniciantes tenham a oportunidade de passar por um processo de consultoria especializada gratuitamente e estar mais perto da possibilidade de ver seus projetos saindo do papel.

 

Comissão e Consultorias

 

A comissão de avaliação e seleção foi formada por Daniel Péricles, produtor audiovisual e idealizador do projeto Incuba Filmes, e Sabrina Andrade, cineasta e produtora.

 

Os roteiros selecionados para participarem do Laboratório de Roteiros foram escolhidos segundo os critérios de criatividade e originalidade. Além disso, a curadoria buscou selecionar roteiros com base na diversidade de temas.

 

Os escolhidos para a primeira edição do Laboratório de Roteiros Incuba Filmes 2020 irão participar de consultorias com um trio de cineastas, dentre elas está a cineasta Mariana Jaspe, diretora do curta-metragem "CARNE", lançado em 2018, e selecionado para mais de trinta festivais, na TV é roteirista da adaptação do livro "Um Defeito de Cor", de Ana Maria Gonçalves.

 

Já os roteiros de documentário, terão consultoria da diretora e mestra em Documentário Chantal Durpoix, francesa radicada na Bahia há mais de 20 anos, dirigiu o premiado filme "Talaatay Nder", que passou por mais de 40 festivais internacionais e ganhou 3 prêmios.

 

Os roteiristas passarão, ainda, por uma consultoria de produção executiva com a produtora e cineasta Sabrina Andrade, diretora do filme documentário Nkenda, e coordenadora do festival Espelhos d'africa - Mostra de Cinema Africano.

 

Ao final do Laboratório de Roteiros, o trio de consultoras irão escolher dois projetos para receber um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 450,00.

 

Conheça todos os projetos selecionados para o Laboratório de Roteiros Incuba Filmes 2020:

Alex Rocha - Irmandade Sangrenta
Ana Lúcia Albuquerque - Teatro na tela
Eduardo Sena - De hoje a oito
Gabriel Fonseca - Se a Maré te Trouxe, Fica
Lilih Curi - Anastácia
Lorena Mendes de Freitas - Antropofagia
Rayane Teles - O ovo
Rebecca Oliveira Cerqueira Souza - Itapoan
Rilque Tiago Souza de Jesus - Reinvenção: Agentes Culturais e a Pandemia
Vilma Carla Martins – Ascendente

A Plataforma Incuba Filmes é viabilizada por meio do Edital Setorial de Audiovisual 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.