09/10/2020 11:00

#CalendárioDasArtes - Projeto Profilaxia Mágica aborda a arte, o vírus, o ritual e a cura na visão de um curandeiro de Lençois

Foto: Divulgação

Premiado na categoria Audiovisual do edital Calendário das Artes 2020 - 8ª edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o projeto Profilaxia Mágica, oriundo do município de Lençóis, é assinado pelo artista Rodrigo Rodowicz.

O vídeo documentário sobre a vida de Damaré aborda de forma intimista a vida desse personagem desconhecido, mas com uma marcante historia e uma oralidade singular no contar dessa trajetória durante a quarentena.

A arte, o vírus, o ritual e a cura na visão de um curandeiro que é também escultor, garimpeiro e lavrador, serão centrais na trama do documentário. Damaré é um Curandeiro e psico-escultor que vive entre a sua pequena casa no bairro popular do Tomba (Lençóis) e o seu terreiro de Jaré. A rotina do mestre durante a pandemia foi completamente alterada, portanto, ele decidiu passar a quarentena no seu terreiro que se encontra no meio da floresta do curupaty.

Distante 1 hora e meia do centro de Lençóis, o local é acessível unicamente a pé através de uma estreita trilha que se desenrola no meio da floresta passando sobre inúmeros rios e riachos das montanhas da Chapada Diamantina.

A proposta preenche uma lacuna de imagens, historias e memórias que se debruçam sobre os nossos elementos de cultura oriundos da matriz africana e indígenas.

"Trabalhos como este se tornam cada vez mais necessários para ampliação dos horizontes do documentário cinematográfico sobre a arte e o sagrado naquilo que convencionou-se chamar de religiões afro-indígenas-brasileiras", diz o proponente.

Através do personagem, é esboçada uma comunidade mágico-religiosa, observando aspectos comportamentais e ideológicos da herança africana e indígena.

“Damaré é um grande mestre da cultura brasileira. No entanto não possui algum registro da sua historia de vida e nem da sua obra. É necessário, dessa forma, preencher este vazio o mais rápido possível. O mestre trabalha com a oralidade e matéria primas de origem orgânica, produzindo assim uma arte e uma oralidade destinadas a se desfazerem com o tempo”, finaliza.

Rodrigo Carlos Rodowicz - Tem em seu currículo   "Canções de bolso, Pachamama" (2015) Sorata, Bolívia, curta-metragem documentário sobre biografias musicais para o canal do Youtube de Marcelo Abreu Gois; "Orquestra do mundo" (2016) Lençóis, Brasil Diretor Marcelo Abreu.

Para o Canal Brasil dirigiu e produziu "Mestre e artífices da construção civil na Chapada Diamantina"(2016) Chapada Diamantina Brasil, entre outros.

A proposta está disponível no canal da Funceb no Youtube. Assista aqui!

Foto: Divulgação