Notícias

02/10/2020 19:00

Funceb realiza série de lives no Instagram sobre Prêmios da Lei Aldir Blanc

Foto: Divulgação

Para ampliar a divulgação a cerca dos Prêmios das Artes Jorge Portugal e de Exibição Audiovisual, a Fundação Cultural realiza, de 5 a 13 de outubro às 19h, uma série de lives em seu perfil no Instagram (@funceboficial), também para tirar dúvidas do público. Os Prêmios têm recursos da Lei Aldir Blanc da ordem de R$ 25 milhões, oriundos da Lei direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do ​Ministério do Turismo. Ambos os prêmios estão com inscrições online abertas.

Será realizada uma live para cada uma das sete linguagens artísticas geridas pela Funceb, Literatura, Música, Teatro, Audiovisual, Artes Visuais, Dança e Circo, seguindo o cronograma: 05 de outubro - Música, 06 de outubro -  Literatura, 07 de outubro - Dança. 08 de outubro -  Teatro, 09 de outubro - Artes Visuais, 12 de outubro -  Circo e 13 de outubro - Audiovisual (Prêmio das Artes Jorge Portugal e Prêmio de Exibição Audiovisual).

Prêmio das Artes Jorge Portugal vai premiar 380 propostas que estimulem a criação, formação, produção, difusão, memória e pesquisa das Artes no estado da Bahia e que sejam difundidas através de plataformas virtuais. Já o Prêmio de Exibição Audiovisual selecionará 60 obras audiovisuais de curta, longa metragem e obras seriadas de produção independente, na categoria ficção, documental e animação oriundas dos diversos territórios de identidade do estado da Bahia. O intuito da premiação é exibir as obras audiovisuais selecionadas, durante os dois anos, na TVE (TV Educativa da Bahia), em horários estabelecidos pela emissora, e no Circuito Luiz Orlando de Exibição Audiovisual administrado pela Diretoria de Audiovisual da Funceb, a Dimas.

A Funceb garantirá uma cota de 50% sobre o valor total dos prêmios para proponentes autodeclarados negros. Para além da aplicação da cota racial regulamentada, haverá pontuação adicional para o proponente que se auto declarar mulher ou residir no interior do estado. Inscrições estão abertas até 19 de outubro (Prêmio das Artes Jorge Portugal) e até 20 de outubro (Prêmio de Exibição Audiovisual).

Programa Aldir Blanc Bahia – Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.

Acesse aqui os editais!

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.