Notícias

08/09/2020 14:30

Filme baiano estréia no maior Festival de Cinema Fantástico do país

Foto: Divulgação


Entre os dias 06 e 20 de setembro acontece o 10º CineFantasy. De maneira remota, o festival exibe 140 filmes. Foram 780 inscrições recebidas, vindas de 58 países. Dentro de sua programação, com diversas obras do Brasil e fora dele é que o curta-metragem Sobre Nossas Cabeças foi selecionado.


Realizado pela Modupé, produtora baiana, a trama traz um suspense inspirado em clássicos da ficção científica, como E.T.: O Extraterrestre, Guerra dos Mundos, e a recente série Stranger Things. No enredo, a ufologia e o mistério aparecem como base para o estabelecimento de tensão entre as personagens, abordando questões raciais, como o complexo do “white savior”, provocando a reflexão sobre qual o papel dos indivíduos brancos na luta racial.


No elenco estão os atores Dan Ferreira (Amor de Mãe) e Danilo Mesquita (Ricos de Amor), a direção de fotografia é de Jeronimo Soffer e a trilha sonora original é de Peter Marques.


A iniciativa é viabilizada por meio do Edital Setorial de Audiovisual , com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.


Dirigido por Susan Kalik (Cores e Flores para Tita) e Thiago Gomes (Bando, Um Filme De), o curta faz sua estréia no maior evento de cinema fantástico do país. Na categoria de Ficção Científica, entre as noves projeções listadas, apenas Sobre Nossas Cabeças é brasileiro, possuindo curtas dos Estados Unidos, Argentina, França, Espanha, Alemanha e Bélgica.


De acordo com Kalik, este é um momento empolgante, pois demonstra para ela que a decisão de escolher este gênero cinematográfico foi acertada. “Além disso, o CineFantasy integra a FANTLATAM – ALIANÇA LATINO AMERICANA DE FESTIVAIS DE CINEMA FANTÁSTICO, que visa o intercâmbio e compartilhamento entre  festivais, e como sabemos a distribuição para curtas-metragens é difícil, então estou super feliz com essa première”.


O momento também é visto como bastante especial para o cineasta Thiago Gomes. O realizador acredita que fazer parte deste tipo de festival é uma oportunidade para reconhecer seus pares e de estar ao lado de trabalhos que dialogam com o seu. Gomes é um apaixonado pelo audiovisual que trata de elementos fantásticos, por isso a exibição de Sobre Nossas Cabeças ganha um tom ainda mais relevante para a Modupé.

Neste tempo de resultados prolíferos, o intérprete Dan Ferreira reflete sobre o processo artístico ao lado de Kalik e Gomes, bem como sobre o seu primeiro contato com o roteiro e sua personagem. “O roteiro de Susan é dinâmico e traz muitas possibilidades pra quem lê, interpreta ou assiste sua trama. Gosto da abordagem de temas recorrentes com gêneros pouco visitados porque, enquanto artista, “busco sempre novas possibilidades”, reflete.


O CineFantasy acontece de 07 a 20 de setembro, remotamente, pelo site. Para saber mais informações sobre o curta-metragem “Sobre Nossas Cabeças”, incluindo próximas exibições que ainda serão divulgadas, acesse:

https://www.instagram.com/sobrenossascabecasfilme/


Fotos: Frames retirados do próprio filme e fotos dos set por Ted Ferreira

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.