Notícias

21/08/2020 12:00

Dirigentes da Funceb se reúnem com a Associação Brasileira de Festivais Independentes

Na tarde desta segunda-feira (17), dirigentes da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBA) reuniram-se com representantes da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin). Na pauta, sugestões para a implementação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020). Participaram a diretora geral da Funceb, Renata Dias, o diretor das Artes, Ricardo Rosa, a diretora do Audiovisual, Daniela Fernandes, e o assessor de Relações Institucionais, Kuka Matos. 


A Abrafin apresentou o Programa de Fomento a Festivais, visando atender a Lei Aldir Blanc no que se refere a editais e chamadas públicas (Artigo 2º, Inciso III da referida Lei), por meio do apoio a festivais de música. O intuito é favorecer o intercâmbio entre a produção musical das diferentes regiões brasileiras, estimular a formação de plateia, especialmente nas cidades com baixa oferta de entretenimento. A proposta traz, ainda, a possibilidade de inscrição de propostas de festivais de pequeno, médio e grande porte e ainda atividades similares como circuitos, séries e feiras. 


Após a realização de Diálogos setorizados em todas as sete linguagens artísticas geridas pela Funceb (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Circo, Literatura, Audiovisual), ouvindo artistas e fazedores de Cultura de todo estado, a Fundação Cultural vem se desdobrando sobre estas últimas demandas, descritas no inciso 3 do Artigo 2º da Lei, tendo em vista a criação de editais, chamadas públicas, premiações e aquisição de bens e serviços. Sancionada, recentemente, a regulamentação da Lei Aldir Blanc, que estabelece o repasse de verbas para estados e municípios, agora Funceb se prepara com a construção destes dispositivos, envolvendo também a categoria de Festivais.


Com quinze anos de existência, a Abrafin congrega hoje 115 festivais, distribuídos por todas as regiões o Brasil. A entidade articula seus integrantes com diferentes instâncias da sociedade, como poder público, mídia e fornecedores, bem como no levantamento de dados sobre o setor.


A Secult e a Funceb se colocaram à disposição para a continuidade dos diálogos sobre a temática. Também foi encaminhada a apresentação da pauta ao Fórum dos Secretários de Cultura do Nordeste, presidido pela secretária de Cultura, Arany Santana. Participou também da reunião a chefa de gabinete da Secretaria de Cultura, Cristiane Taquari. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.