Notícias

06/07/2020 10:30

#SessãoCinematecaTVT - O olhar sobre comunidades da Bahia é o tema dos filmes que serão exibidos neste sábado (11) na Rede TVT e TV Kirimurê

Foto: Divulgação

Neste sábado (11), às 21h, durante a Sessão Cinemateca da Bahia (Dimas/Funceb), na Rede TVT (em São Paulo) e na TV Kirimurê (na Bahia), serão exibidos os filmes: Efêmera Ilha (Brasil, 2018), Enquadrocanto (Brasil, 1994), Xaréu (Brasil, 1954) e Obra autorizada (Brasil, 2016). As exibições fazem parte do Programa Comunhão que aborda um olhar sobre Jequié, Cachoeira, o litoral do Xaréu e o Pelourinho, suas diversidades e modos de vida.

Confira as sinopses:

Efêmera Ilha (Brasil, 2018)

Direção: Rogério Luiz Oliveira e Filipe Gama

Duração: 16 min

Censura: N/D

Sinopse: O documentário registra a viagem de dois documentaristas à Barragem de Pedra, localizada no município de Jequié, interior da Bahia. Naquele local, nos períodos de longa estiagem, surgem pequenas ilhas ocupadas por pessoas que utilizam o espaço para o cultivo. O filme observa a condição efêmera de modos de vida preocupados com a subsistência.

Enquadrocanto (Brasil, 1994)

Direção: Lindiwe Aguiar

Duração: 5 min

Censura: Livre

Sinopse: Videoclipe com a música Haiti de Caetano Veloso e Gilberto Gil, traçando um paralelo com a realidade do pelourinho recém reformado em 1994 a partir da visão de um de seus moradores, que vê tudo através de sua janela. 1º vídeo como profissional, enquanto aprendiz de vídeo do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Ganhador do 1º festival "a imagem em 5 minutos” realizados pela DIMAS.

Xaréu (Brasil, 1954)

Direção: Alexandre Robatto

Duração: 9 min

Censura: N/D

Sinopse: Depois de muitos anos fora, Firmino volta à comunidade em que fora criado: uma aldeia de pescadores de Xaréu formada de descendentes de antigos escravos negros que chegaram ao Brasil vindo da África. Eles habitam uma praia do litoral baiano, palestinos, revelando condições de vida marcadas por conflitos sociais, políticos e econômicos através do duplo jogo de registro com imagens fixas e em movimento.

Obra autorizada (Brasil, 2016)

Direção: Iago Cordeiro Ribeiro

Duração: 16 min

Censura: Livre

Sinopse: Cachoeira, Cidade Monumento Nacional. Os destroços de um muro que caiu interrompem o cotidiano de um beco, a velha casa agora ganha olhares atentos, perguntas e teorias; os tijolos no chão evocam políticos corruptos, a crise política, alienígenas, Estado Islâmico e que houver na cabeça de quem passa.

 

Serviço:

Sessão Cinemateca da Bahia - Programa Desencanto

Filmes: Efêmera Ilha (Brasil, 2018), Enquadrocanto (Brasil, 1994), Xaréu (Brasil, 1954) e Obra autorizada (Brasil, 2016)

Data: 11/07 (sábado), às 21h

Onde: Rede TVT (em São Paulo, canal 44) e www.tvt.org.br, e na TV Kirimurê (em Salvador, canal 10.2)

Confira aqui programação completa da Sessão Cinemateca da Bahia na TVT

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.