Notícias

08/06/2020 12:00

#SessãoCinematecaTVT - Filmes sobre o sertão serão exibidos neste sábado (13) no Programa Resiliência

Foto: Divulgação

A Rede TVT exibirá neste sábado (13), às 21h, na Sessão Cinemateca da Bahia (Dimas/Funceb) os documentários: "Boi Aruá" (Brasil, 1992) e "Eu carrego um sertão dentro de mim" (Brasil, 1980). As exibições fazem parte do Programa Resiliência, que reflete o clichê: "o sertanejo é um forte", mitologia e imaginário, olhares sobre o Sertão. Confira as sinopses:


Boi Aruá (Brasil, 1992)

Direção: Chico Liberato

Duração: 85 min

Censura: Livre

Sinopse: O enredo conta a história de um vaidoso e austero vaqueiro (Tibúrcio), que cisma em capturar um boi selvagem e encantado (Aruá). O desejo de laçar o boi mandinguento se torna uma obsessão que diz muito sobre a personagem, comparável à raiva do Capitão Ahab em pescar a sua Moby Dick.


Eu carrego um sertão dentro de mim (Brasil, 1980)

Direção: Geraldo Sarno

Duração: 14 min

Censura: Livre

Sinopse: Com narração baseada em texto de João Guimarães Rosa, são apresentados aspectos do sertão nordestino com depoimentos de Mestre Noza, um imaginário, artesão que se dedica ao artesanato em madeira produzindo imagens para os romeiros; declamação de versos e cantoria na voz de Severino Pinto, cantador profissional de repente; "o Coronel" Chico Heráclio, dono de terras e pai de dois deputados. Vaqueiros em cantoria feita por Raimundo Silvestre dos Santos.


Serviço:
Sessão Cinemateca da Bahia - Programa Resiliência

Filmes: "Boi Aruá” (Brasil, 1992) e "Eu carrego um sertão dentro de mim" (Brasil, 1980).

Data: 13/06 (sábado), às 21h Onde: Rede TVT (em São Paulo, canal 44) e www.tvt.org.br, e na TV Kirimurê (em Salvador, canal 10.2)


Confira aqui programação completa da Sessão Cinemateca da Bahia na TVT

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.