07/01/2020 10:50

Circuito Luiz Orlando de Exibição Audiovisual levou sessões de cinema às escolas do município de Candeias

Escola Municipal Jonas Barbosa de Lima Crédito (Foto: Cleuma Rocha)

Aconteceu entre os dias 20 e 23 de dezembro a mostra de filmes do Circuito Luiz Orlando de Exibição Audiovisual na cidade de Candeias. A ação que aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Candeias (SEDUC), envolveu as escolas da rede municipal, levando um público de mais de 200 estudantes para as sessões de cinema nas escolas.

A ação coordenada de circulação de filmes do Circuito no município foi aconteceu em seis sessões nas escolas Municipal Conselheiro Luiz Viana, Municipal Nova Candeias, Antônio Cristino e Municipal Jonas Barbosa de Lima. Ta tela foram projetados os filmes "É Proibido Menino Calçado Entrar na Escola" e "A Professora de Música", ambos de Edson Bastos e Henrique Filho.

Escola Municipal Nova Candeias (Foto: Núbia Nadja)

"A turma se identificou muito com os alunos do filme ‘A professora de Música’. No final tinha até torcida organizada para os participantes do recital, quando o primeiro lugar foi anunciado, parecia que estava no final de uma copa do mundo. Pularam, gritaram, foi uma vibração só!", contou Cleuma Rocha, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Jonas Barbosa de Lima.

A ação conjunta entre a Diretoria de Audiovisual (Dimas/Funceb) e  a  Secretaria Municipal de Educação da cidade de Candeias é parte das ações do Ciclo 4 de atividades do Circuito, que através da parceria, pretende dinamizar a exibição de filmes baianos no município, ampliando o potencial de acessibilidade artística e cultural das escolas, agora também atuando como Pontos de Exibição.

Escola Municipal Jonas Barbosa de Lima Crédito (Foto: Cleuma Rocha)

Histórico

O município de Candeias já integra o Circuito Luiz Orlando de Exibição Audiovisual, realizado pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado (Dimas/Funceb) desde novembro de 2018, através da parceria do projeto com o Escolas Culturais.

Durante 3 Ciclos de atividades no Colégio Estadual Cidade de Candeias, o a Dimas realizou as exibições dos filmes baianos "1798: Revolta dos Búzios" de Antonio Olavo, "Café com Canela" de Glenda Nicácio e Ary Rosa, "Mokambo" de Soraya Mesquita e "Astrogildo e a Astronave" de Edson Bastos.