Notícias

06/01/2020 11:10

#Balanço2019 – Sala Walter da Silveira recebeu mais de 4 mil espectadores em 2019

d

Ao longo do ano de 2019, a Sala Walter da Silveira, vinculada a Fundação Cultural do Estado e localizada no complexo da Biblioteca dos Barris, atraiu um público de 4.200 espectadores, alcançando uma plateia com perfil etário, social e étnico diversos.

Com a manutenção de uma programação direcionada para a difusão de cinematografias comercialmente periféricas, incluindo filmes africanos e latinos, além da valorização da produção baiana e brasileira, o cinema administrado pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb) exibiu ao longo de 2019, 216 títulos diferentes, entre curtas, longas e médias-metragens nacionais e estrangeiros.

Foram disponibilizadas 220 sessões em nove meses de funcionamento. Isso porque, em razão das ações de requalificação técnica do espaço, modernização e adequação estrutural, a Sala Walter permaneceu três meses sem atividades contínuas.

Mostras, lançamentos de filmes e festivais

Dentre as mostras de filmes promovidas pela Dimas na Sala Walter da Silveira ao longo de 2019, estiveram em destaque a Mostra Cinemateca da Bahia em Cartaz, Mostra de Clássicos Franceses restaurados, O Cinema de Hong Kong, O Oeste de John Ford, O Cinema Segundo Hitchcock e Ciclo 3 vezes François Truffaut.

A Sala Walter ainda cedeu espaço para as mostras do Cine Horror, que aconteceram mensalmente no espaço. O local também foi palco de lançamento de filmes no ano passado, como o DocTranChan e Mulheres da Pá Virada.

Na seara de festivais, em 2019 a Sala Walter recebeu o Festival de Cinema Infantil e a 3ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, em março; e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – 6ª Mostra de Filmes Finalistas, em julho.

Integrando a programação dos 45 anos da Diretoria de Audiovisual da Funceb, a Sala Walter recebeu cerca de 100 participantes para o curso de Gestão de Acervos Audiovisuais, que foi ministrado por Fernanda Coelho e divido em módulos prático e teórico.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.