Notícias

22/11/2019 16:28

#45AnosDimas - Atividade formativa de preservação de audiovisual leva 100 participantes para a Sala Walter da Silveira

d

Com 100 participantes na Sala Walter da Silveira, a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural da Bahia celebra seus 45 anos com o curso de Gestão de Acervos Audiovisuais: Como preservar nosso patrimônio de imagens em movimento. A atividade formativa do módulo teórico deu início no dia 19 e encerra no dia 23 de novembro.  

Ministrado por Fernanda Coelho, especialista que cuidou da Cinemateca Brasileira por pouco mais de três décadas, o curso é dividido em dois módulos: o teórico, na Sala Walter da Silveira, e o prático, na Cinemateca da Bahia. “É uma grata surpresa ver uma sala tão cheia assim. Percebo uma turma muito empolgada”, celebrou Fernanda.   

“Neste momento inicial estamos abrangendo o leque de atuação com um acervo audiovisual. Desde a reunião do acervo, sua documentação, a conservação para sua perenidade e as possibilidades de acesso nos formatos possíveis”, explicou a ministrante. Na próxima semana, de 25 a 29 de novembro, os participantes irão entrar no acervo para praticar o que aprenderam na segunda etapa do curso. 

Para o pesquisador Alex França a formação é uma oportunidade ainda pouco comum no estado. “Eu pesquiso cinema, então tudo que aparece na área tenho buscado fazer. O que me chamou a atenção é uma especialização que é ainda rara na Bahia e com a recente Cinemateca da Bahia irá demandar profissionais qualificados no segmento”, apontou.

d

Expectativas

A estudante Edilane Oliveira também viu no curso a oportunidade de direcionar sua experiência profissional. “Eu já tinha interesse em trabalhar com o audiovisual em articulação com minha área de formação e eu não sabia por onde começar. Este curso veio como um guia”, comentou a estudante.

No final de seu curso de graduação em biblioteconomia e documentação, Zilda Fonseca, decidiu entrar no curso para fazer uma atualização. “Vim para fazer uma reciclagem e aprender mais. Ao longo desses dias revi alguns conceitos e agora estamos chegando a parte que a gente põe a mão na massa”, descreveu Zilda.

A mesma expectativa para a próxima etapa tem empolgado a bibliotecária Rosevânia Machado. “A parte teórica tem me assustado um pouco por trazer uma linguagem que não estou familiarizada. Costumo trabalhar mais com a prática e estou ansioso por este resultado do segundo módulo”, comentou a bibliotecária. Para a segunda etapa, os participantes concorrem a partir da análise de uma carta de intenção.

Serviço:
Curso Gestão de Acervos Audiovisuais: como preservar nosso patrimônio de imagens em movimento – com Fernanda Coelho                                                                           
Módulo Prático (para público em curso)
Quando: 25 a 29 de novembro, 9h às 18h 
Local: Cinemateca da Bahia (Tv. 28 de Setembro, Rua do Tijolo, 15, Centro Histórico – Pelourinho)
Gratuito

Fotos: Marcelo Ricardo
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.