Notícias

30/04/2019 10:30

#CinemaÉnaFunceb - Filmes contemporâneos franceses em destaque na programação da Sala Walter


bec
"Bécassine": comédia francesa inédita no Brasil acompanha a trajetória inusitada de uma camponesa

Com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Rio de Janeiro, a Sala Walter da Silveira acolhe três estreias, que vão da comédia de costumes a aventura, passando pelo documentário. De 3 a 9 de maio (exceto dia 5/05), com sessões gratuitas sempre às 15h, o público de Salvador vai ter a oportunidade de conferir obras inéditas no Brasil, que representam as variadas tendências do cinema francês contemporâneo.
Um dos destaques é "Bécassine!", comédia de Bruno Podalydes. O filme acompanha a inusitada trajetória de uma camponesa que sonha em ir para Paris, mas seu encontro com Loulotte, um bebezinho adotado pela Marquesa de Grand-Air, muda sua vida. Ela se torna enfermeira, e uma grande amizade se estabelece entre eles.

Autobiográfico
O documentário "Carré 35", de Éric Caracava, é outra atração do ciclo de exibições. A obra resgata um episódio de traço autobiográfico. Depois de muitos anos, é descoberto o local onde a irmã do cineasta fora enterrada. Nas palavras do próprio realizador: "Esta irmã, de quem não me disseram nada, e de quem meus pais curiosamente não guardavam nenhuma fotografia. É para preencher essa falta de imagem que eu realizei este filme".
Completa a programação, a aventura "Um Ano Polar", de Samuel Collardey. A trama é centrada na trajetória de um professor que, em seu primeiro emprego, vai ensinar na Groenlândia, em Tiniteqilaaq, uma aldeia de 80 habitantes. Nesta vila isolada do resto do mundo, a vida é dura, muito mais do que o educador imaginou. Longe das vivências de sua nativa Dinamarca, ele vai ter que se esforçar para conhecer melhor essa comunidade e seus costumes.

Serviço
Filmes contemporâneos franceses com a exibição de "Bécassine", "Um ano Polar" e "Carré 35". De 3 a 9 de maio (Exceto dia 5 de maio). Sessões às 15h. Entrada gratuita. Apoio: Cinemateca da Embaixada da França no Rio de Janeiro.

Onde
Sala Walter da Silveira - Rua General Labatut, nº 27 - subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. Fone: 3116-8124.

Confira programação
Dias 3 e 8/05
15h
Bécassine!
  (FRA, 2017) - Exibição em Blu-Ray
Direção: Bruno Podalydes
Elenco: Denis Podalydes, Emeline Bayart, Karin Viard.
Duração: 102 minutos.
Classificação:Livre
Sinopse -
Bécassine nasceu em uma modesta fazenda, em um dia em que as galinhas sobrevoavam a aldeia. Quando se tornou adulta, sua ingenuidade infantil permaneceu intacta. Ela sonha em ir à Paris, mas seu encontro com Loulotte, um bebezinho adotado pela Marquesa de Grand-Air muda sua vida. Ela se torna enfermeira, e uma grande amizade se estabelece entre eles. Uma brisa feliz reina no castelo. Mas por quanto tempo? As dívidas se acumulam e a chegada de um marionetista grego não confiável não ajuda em nada.

Dias 4 e  7/05
15h
Um Ano Polar
(Une année polaire, FRA, 2017) - Exibição em Blu-Ray
Direção: Samuel Collardey
Elenco: Anders Hvidegaard, Asser Boassen e Thomasine Jonathansen.
Duração: 94 minutos.
Classificação: Livre
Sinopse - Em seu primeiro emprego de professor, Anders escolheu a aventura e espaços abertos: foi ensinar na Groenlândia, em Tiniteqilaaq, uma aldeia de 80 habitantes. Nesta vila isolada do resto do mundo, a vida é dura, muito mais do que Anders imaginou. Para se integrar, longe das vivências de sua nativa Dinamarca, ele terá que conhecer essa comunidade e seus costumes.

Dia 6 /05
15h
Carré 35
(ALE/FRA, 2017) - Exibição em Blu-Ray
Direção: Éric Caracava.
Documentário
Duração: 67 minutos.
Classificação: Livre
Sinopse - "Carré 35 é um lugar que nunca foi nomeado na minha família; é onde minha irmã mais velha, morta aos três anos de idade, está enterrada. Esta irmã, de quem não me disseram nada, e de quem meus pais curiosamente não guardavam nenhuma fotografia. É para preencher essa falta de imagem que eu realizei este filme. Acreditando que estava simplesmente desdobrando o fio de uma vida esquecida, abri uma porta oculta em uma experiência que não conhecia".
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.