Notícias

03/04/2019 12:37

#CinemaÉnaFunceb - Mostra "Cinemateca da Bahia em Cartaz" exibe filmes restaurados na Sala Walter

toc4
Cena de "Tocaia no Asfalto": clássico baiano de Roberto Pires é atração nos dias 7 e 10 de abril

Principal espaço de difusão da recém implantada Cinemateca da Bahia, a Sala Walter da Silveira acolhe, de 4 a 10 de abril, uma mostra de obras restauradas e filmes beneficiados por programas de preservação audiovisual de instituições brasileiras e internacionais.

Com sessões gratuitas sempre às 15h, o evento celebra ainda a parceria da Fundação Cultural da Bahia, através da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS), com outros acervos e organismos culturais, como a Cinemateca da Embaixada da França no Rio de Janeiro; Cinemateca Brasileira e Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM/RJ).

A ideia é reforçar a importância da memória audiovisual e da conscientização preservacionista. E para tal nada melhor do que promover uma ampla circulação de conteúdos históricos que resistiram ao tempo por meio de projetos de restauro e ações de resgate.

No ciclo, o público de Salvador vai ter a oportunidade de rever ou descobrir desde curtas-metragens clássicos de Alexandre Robatto (a exemplo de "Vadiação", "Entre o Mar e o Tendal" e "Xaréu") até filmes do cinema marginal dos anos 1960, caso da produção baiana "Caveira My Friend", de Álvaro Guimarães. Também constam na programação outras obras produzidas no Estado, ainda no século passado, como "Nós, por exemplo" e "O Alquimista do Som", de José Walter Lima; e "Tocaia do Asfalto", do pioneiro do cinema baiano Roberto Pires.

Homenagens

A partir de acervos de instituições parceiras da DIMAS, notadamente as Cinematecas Francesa, Brasileira e do MAM/RJ; a mostra aproveita o caráter memorialista da iniciativa para homenagear os cineastas Domingos de Oliveira e Agnès Varda - ambos recentemente falecidos.
Do cineasta carioca, a atração é o seu filme mais conhecido, "Todas as Mulheres do Mundo", com Leila Diniz e Paulo José. Já o tributo prestado à francesa Agnès Varda destaca dois documentários menos difundidos no Brasil: os afetuosos retratos audiovisuais sobre o cineasta e seu marido, "O Universo de Jacques Demy"; além de "Jane B. por Agnès V.",no qual enquadra a atriz e cantora Jane Birkin.

Serviço
Mostra "Cinemateca da Bahia em Cartaz", de 4 a 10 de abril. Sessões sempre às 15h. Entrada gratuita. Apoio: Cinemateca da Embaixada da França no Rio de Janeiro, Cinemateca Brasileira e Cinemateca do MAM-RJ.
Onde
Sala Walter da Silveira – Rua General Labatut nº 27 - Subsolo da Biblioteca Pública dos Barris (Fone: 3116-8124)

Confira a programação completa
Dia 4/04
15h
Programa de curtas Alexandre Robatto
(BRA, 1949-1960)
Direção: Alexandre Robatto
Duração: 96 minutos
Classificação: Livre

Sinopse - Exibição dos curtas "Entre o Mar e o Tendal", "Xaréu", "Vadiação", "Igreja", "Desfile dos 4 Séculos", "Regresso de Marta Rocha", "Um milhão de KWA", "A Marcha das Boiadas" e "Ginkana em Salvador".

Nós, Por Exemplo (Brasil, 1979)
Direção: José Walter Lima
Elenco: Edgard Navarro, Marcia Vergner e Michel Argouges.
Duração: 10 minutos
Classificação: Livre
Sinopse - Após protestar pelas ruas, rapaz reflete, em seu apartamento, sobre a alienação provocada pelo desejo de consumo e propriedade, enquanto sua companheira suspeita de um perigo.

O Alquimista do Som (Brasil, 1978)
Direção: José Walter Lima
Duração: 11 minutos
Classificação: Livre

Sinopse - Documentário sobre o músico experimental Anton Walter Smetak (1913-1984). Nascido na Suíça, mudou-se para o Brasil em 1937, radicando-se em Salvador, onde foi professor, entre outros, do compositor Tom Zé.

Dia 5/04
15h
Caveira My Friend
(Brasil, 1969)
Direção: Álvaro Guimarães
Elenco: Manoel da Costa, Nonato Freire, Conceição Senna, Sônia Dias
Duração: 85 minutos
Classificação: 14 anos

Sinopse - As aventuras de uma quadrilha de ladrões e assassinos comandada pelo violento Caveirinha. Trata-se de uma experiência narrativa de vanguarda, que tenta romper com os formalismos de linguagem cinematográfica convencional.

Dia 6/04
15h

O Universo de Jacques Demy (L'Univers de Jacques Demy, FRA, 1995)
Direção: Agnès Varda
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Sinopse - "Depois de fazer um filme sobre a infância de Jacques - Jacquot de Nantes (1991) - , minha ideia era fazer um documentário, relativamente objetivo, sobre Jacques Demy como adulto e cineasta."

Dias 7 e 10/04
15h
Tocaia no Asfalto
(Brasil, 1961)
Direção: Roberto Pires
Elenco: Agildo Ribeiro, Geraldo Del Rey e Angela Bonatti
Duração: 100 minutos
Classificação: 14 anos

Sinopse - Rufino, um matador de aluguel, é mandado para a Bahia, onde deve assassinar um político corrupto, o Coronel Pinto Borges, a mando do Coronel Domingos. Na Bahia, Borges dá uma festa para lançar sua candidatura ao governo do Estado e o acordo é cancelado. Mas indignado com as injustiças sociais que vê na região, o matador prefere ir até o fim.

Dia 8/04
15h
Todas as Mulheres do Mundo
(BRA, 1966)
Direção: Domingos de Oliveira
Elenco: Paulo José, Leila Diniz e Ivan de Albuquerque
Duração: 87 minutos
Classificação: 14 anos

Sinopse - Paulo (Paulo José), um grande conquistador mulherengo, conhece Maria Alice (Leila Diniz) em uma festa. Ele se apaixona e vai atrás da jovem. Ela está noiva de Leopoldo (Ivan de Albuquerque) e hesita em sair com Paulo, mas acaba sendo conquistada. Eles começam a namorar e se casam, para a decepção dos amigos de Paulo. Porém, com a rotina do relacionamento e com os ciúmes, ele tem uma recaída.

Dia 9/04
15h
Jane B. por Agnès V.
(Jane B. par Agnès V.,FRA, 1987)
Direção: Agnès Varda
Duração: 97 minutos
Classificação: Livre
Sinopse - Em um caleidoscópico feito de fragmentos de ficções de diversos momentos, Jane Birkin interpreta diferentes papéis - incluindo o dela mesma.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.