Notícias

29/03/2019 16:23

#CinemaÉnaFunceb – Fundação Cultural do Estado apresenta nova estrutura da Cinemateca da Bahia

f

Visando preservar a memória do audiovisual baiano, a pesquisa e a documentação, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa), através da Diretoria de Audiovisual (Dimas), lançará a nova estrutura da Cinemateca da Bahia. O evento acontecerá na próxima quarta-feira (3), às 18h30, na nova sede da Dimas, localizada rua do Tijolo, nº 15, Pelourinho.

Na ocasião, que deverá reunir artistas, cineastas, produtores e cinéfilos da cidade, será apresentado o Edital Setorial do Audiovisual 2019, que vai investir R$ 20 milhões em desenvolvimento, difusão e produção do audiovisual baiano.

O evento vai contar com programações artísticas, dentre elas, apresentação de 10 estudantes do Curso Profissional da Escola de Dança da Funceb, e Video Mapping com o VJ Guto Araújo. Os convidados ainda poderão conhecer mais sobre a Cinemateca da Bahia e a Dimas através de uma visita guiada pelo prédio.

fPreservação e memória – Ao longo de 45 anos, a Dimas reuniu uma valiosa coleção cinematográfica, videográfica e documental, majoritariamente do audiovisual baiano.

A mudança de estrutura da Cinemateca da Bahia ocorre principalmente para atender à demanda de preservação e melhoria na salvaguarda do acervo que é composto de mais 15 mil itens, entre coleções de películas, suportes variados de filmes, revistas, cartazes, catálogos, boletins, guias, e mais.

“O objetivo é ampliar o acesso ao público, transformar num espaço não somente para guarda, para onde possa haver pesquisa, encontros e seminários. É o que chamamos de preservação ativa”, conta Simone da Invenção, coordenadora da Cinemateca da Bahia.

A memória do cinema baiano que se encontra sob a guarda da Diretoria de Audiovisual é o foco prioritário da gestão, iniciada em 2018. No ano passado foram realizadas revisão e atualização processos, catalogação e arrolamento de materiais, digitalização de cartazes, catalogação de livros, atualização do acervo de DVD’s, películas e disponibilização de informações das coleções em página do site da Dimas.

“A nova sede tem melhores condições físicas em termos de espaço, acondicionamento e adequação para a organização e catalogação contínua do material, houve assim uma significativa melhoria na possibilidade de pesquisadores, estudantes e agentes do campo audiovisual de acessarem todos os materiais do acervo”, explica a diretora de Audiovisual da Funceb, Daniela Fernandes.

Serviço:
Lançamento da nova Cinemateca da Bahia
Quando: 3 de abril de 2019, às 18h30
Onde: rua do Tijolo, nº 15, Pelourinho
Evento para convidados

Fotos: João Valadares
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.