Notícias

14/03/2019 14:20

#CineHorror - “Desejo e Obsessão” será exibido gratuitamente na Sala Walter da Silveira nessa sexta-feira (15)

c
Desejo e Obsessão (Foto: Divulgação)

A Mostra Cine Horror apresenta “Desejo e Obsessão” em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, e propõe uma análise fílmica sobre a obra. A única exibição acontece em Salvador no dia 15 de março, na Sala Walter da Silveira, que integra a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb).

O Cine Horror propõe uma análise fílmica da obra “Desejo e Obsessão” (Trouble every Day, 2001), com direção de Claire Denis, criando um espaço de troca de informação para contrapor as tradições masculinas do gênero e exaltar os produtos fílmicos produzidos por mulheres que as subvertem.

Existe a urgência de um espaço de discussão e contemplação do cinema de horror realizado por mulheres como linguagem de confronto com estruturas sociais patriarcais, subvertendo o histórico de objetificação do corpo feminino no gênero.

Roteiro - Em “Desejo e Obsessão”, Claire Denis entrega um filme carnal e doentio envolto na atmosfera cult do New French Extremity. O espectador, mero voyeur, acompanha a voracidade dos personagens no ritmo lento da câmera, alternando entre a repulsa total e o desejo feroz pela vida dos personagens.

Com elementos marcantes tanto do terror quanto do erotismo, não é possível encaixar "Desejo e Obsessão" em um gênero apenas. Claire Denis presenteia os espectadores com a degradação humana pelo viés da vontade visceral e do sexo animalesco sem limitar o que há de mais instintivo no ser humano.


Sobre o filme:

Desejo e Obsessão (França, 2001)

Direção: Claire Denis
Roteiro: Claire Denis, Jean-Pol Fargeau
Produção: Georges Benayoun, Philippe Liégeois, Jean-Michel Rey
Elenco: Vincent Gallo, Tricia Vessey, Béatrice Dalle, Alex Descas, Florence Loiret Caille, Nicolas Duvauchelle, Raphaël Neal, Aurore Clément.
Duração: 140 minutos
Classificação: 16 anos

Sinopse: Shane (Vincent Gallo) e June (Tricia Vessey) casaram-se recentemente e estão em plena lua-de-mel em Paris. Shane é um homem atormentado por ter um grande apetite sexual e, por causa disto, decide procurar seu velho conhecido Léo Semeneau (Alex Descas), um médico com quem trabalhou em experiências sobre a libido humana. Entretanto, o Dr. Semeneau está atualmente à procura de Coré (Béatrice Dalle), sua esposa, que era mantida presa no quarto mas fugiu. Shane decide ajudá-lo e acaba encontrando-a, agachada sobre um rapaz ensanguentado e cheio de mordidas.


Serviço:
“Desejo e Obsessão” – Sessão Cine Horror
Quando: 15 de março, às 18h30
Onde: Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, n 27 subsolo da Biblioteca Pública dos Barris - Fone: 3116-8120).
Realização: Pig Arts e Gore Bahia. Apoio: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS).
Entrada franca
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.