Notícias

14/11/2018 09:20

Longa-metragem baiano "Ilha" recebe prêmio de melhor filme na mostra Novos Rumos do Festival do Rio

Prêmio
O cinema baiano mais uma vez mostra seu valor e segue como referência para os cineastas do Brasil. O longa-metragem Ilha, dirigido pelos diretores Ary Rosa e Glenda Nicácio, ganhou o prêmio de Melhor Filme, na mostra Novos Rumos, na 20ª edição do Festival do Rio, o maior festival de cinema da América Latina.

Ilha foi realizado entre o Recôncavo e o Baixo Sul, e conta a história de um jovem da periferia que deseja fazer um filme sobre sua história na Ilha, lugar onde quem nasce nunca consegue sair. O ator que faz o protagonista no filme, Aldri Anunciação, conta que "o festival é internacional, então esse foi um prêmio para todo o cinema baiano. Ilha foi selecionado na mostra Novos Rumos, que aponta lugares novos nas narrativas cinematográficas, lugares mais ousados na linguagem".

O filme foi produzido com recursos do Edital Setorial de Audiovisual do Fundo de Cultura, com apoio da Fundação Cultural do Estado, e do Fundo Setorial do Audiovisual. "A importância dos editais é total, já ele que ele foi cem por cento produzido através dos editais setoriais de cinema. É mais um sinal que essa política de verba para a cultura está promovendo a acessibilidade do cinema baiano para lugares inimagináveis", ressalta o artista.
Divulgação

Aldri é ator de longas datas, é autor do espetáculo de teatro "Namíbia, Não!" e "A Mulher do Fundo do Mar", e já atuou em diversas produções no cinema - como em "A Máquina" e "Bach in Brazil" - e na TV brasileira - nas novelas "Segundo Sol" e "Porto dos Milagres" e em séries como "A Diarista" e "A Lei e o Crime".

O ator ainda ressalta a importância dessa premiação para a Bahia: "Cada trabalho que a gente faz é um aprendizado maior, estou aprendendo muito com essa turma jovem do cinema. Destaco a importância da presença feminina na direção, que tem uma sensibilidade diferente, nesse lugar de quebra de paradigmas dos lugares de comando. Esse filme vai ficar marcado por muito tempo, não apenas pelas premiações, mas pelos caminhos que ele tem aberto para toda equipe desse jovem cinema baiano".

Ilha está na XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema foi exibido nesta segunda-feira (12), às 19h, no Cine Theatro Cachoeirano, em Cachoeira, e será exibido em Salvador, no dia 20 de novembro, às 20h20, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha.

Fotos: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.